21.3 C
Amambai
terça-feira, 28 de outubro de 2025

Enem 2025 registra 4,8 milhões de inscritos, alta de 38% em relação a 2022

Maioria dos concluintes da rede pública vai participar; notas dão acesso a Sisu, Prouni e Fies

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou mais de 4,8 milhões de inscritos, um aumento de 38% em relação a 2022, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nesta edição, 72,6% dos estudantes da rede pública que estão concluindo o ensino médio confirmaram participação.

As provas objetivas e a redação serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, e as notas obtidas poderão ser utilizadas em diferentes programas do MEC — o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O Enem continua sendo a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, tanto em universidades públicas quanto privadas. “O Enem me abriu muitas oportunidades. Atualmente estou terminando o 5º ano de medicina com bolsa integral do Prouni”, contou Alessandro Sousa Campos, 30 anos, estudante do Distrito Federal.


Como usar a nota do Enem

Sisu — Permite o ingresso em instituições públicas de ensino superior com base na média das notas do Enem. O candidato não pode ter zerado a redação e deve ter concluído o ensino médio. Na última edição, foram ofertadas 261.779 vagas em 124 instituições de todo o país.

Prouni — Oferece bolsas de estudo integrais e parciais em faculdades privadas. Para participar, é preciso ter feito o Enem em uma das duas últimas edições, obter média acima de 450 pontos e não zerar a redação. O programa completou 20 anos em 2025, com 3,6 milhões de beneficiados — a maioria mulheres (57%) e negros (55%).

Fies — Financia cursos superiores em instituições privadas. O programa reserva metade das vagas para estudantes de baixa renda, inscritos no CadÚnico e com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, por meio do Fies Social. É possível financiar até 100% do valor do curso.

Além desses programas, as notas do Enem também podem ser usadas em processos seletivos próprios de universidades públicas e privadas no Brasil e em instituições portuguesas conveniadas ao Inep, que reconhecem o exame como forma de ingresso.

Fonte: EnfoqueMS

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete