25.7 C
Amambai
segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Escola Dragões de Fogo representa Amambai, Dourados e Caarapó no Mundial de Kung Fu 2025

Aconteceu dos dias 23 a 26 de outubro, na cidade de Araraquara, São Paulo, o 8º Campeonato Mundial de Kung Fu Tradicional. O evento é o mais importante da modalidade e acontece a cada três anos. É a segunda vez que o Brasil sedia tal evento — a primeira foi em 2003, marcando o início dos trabalhos da The World Kuoshu Federation com a nova sede nos Estados Unidos.

Neste ano, a competição reuniu Brasil, Estados Unidos, Argentina, Chile, Peru, França, Paraguai, Venezuela, Japão e República Dominicana.

O evento é dividido em duas categorias: International Cup e The World Kuoshu Championship Tournament.

O The World Kuoshu Championship Tournament é a disputa entre seleções, onde os dois melhores atletas de cada modalidade da categoria adulto avançado representam seu país. Nessa competição, a Dragões de Fogo, coordenada pelo Mestre Egberto Silva, teve os atletas Bryan Emanuel Coutinho, de Amambai (3º lugar em Armas Longas); Mateus Vaz Alvarenga, de Amambai (2º lugar em Mãos do Sul); Mixeli Daiane Almeida, de Caarapó (2º lugar em Combate Leitai até 60 kg); e Gabriel de Oliveira, de Caarapó (3º lugar em Combate Leitai até 80 kg).

O International Cup é o evento que reúne atletas por escolas — competidores de todas as categorias além do adulto avançado. Atletas que disputam o The World também participam do International, juntamente com as categorias infantil, infantojuvenil, juvenil, máster e sênior, iniciante, intermediário e avançado. A Dragões de Fogo foi representada por Bryan Emanuel Coutinho e Mayko Antônio de Souza, de Amambai (2º lugar em Dui Lian — luta combinada com armas); Isabelly Pereira, de Amambai (8º lugar em Taichi Chuan armas); e Egberto José da Silva, de Dourados (5º lugar em Mãos do Sul, 7º lugar em Armas Curtas, 7º lugar em Outras Armas e 6º lugar em Armas Longas).

Ao todo, os atletas trouxeram cinco medalhas para casa.

No quadro geral, as classificações ficaram da seguinte forma:

The World Kuoshu Championship Tournament

  • Modalidade Combate Leitai: Brasil em primeiro, Estados Unidos em segundo e Chile em terceiro.
  • Modalidade Taulu: Estados Unidos em primeiro, Brasil em segundo e França em terceiro.

No sábado, ao término das competições do dia, foram entregues os certificados de reconhecimento internacional das novas graduações de mestres e professores ligados à The World.

O Mestre Egberto José da Silva foi reconhecido como Mestre 6º Tuan (nível), sendo oficialmente um dos mais graduados do Brasil. E o momento histórico do evento foi o reconhecimento de seu mestre, o Grão-Mestre João Valdivino L. Ferreira, como 10º Tuan (último nível), grau máximo que um mestre pode atingir — sendo o único brasileiro detentor de tal título.

O evento foi organizado pela The World Federation Kuoshu, em conjunto com o Instituto Li Wing Kay (Confederação Brasileira) e em parceria com o Sesc Araraquara.

A equipe contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Amambai, na pessoa do prefeito Sérgio Barbosa, e da Sedesc, por meio do secretário Ramon Batista. A equipe toda agradece, como sempre, pelo apoio e parceria.

Escola Dragões de Fogo representa Amambai, Dourados e Caarapó no Mundial de Kung Fu 2025
Todos os participantes da delegação brasileira.

Fonte: Assessoria Dragões de Fogo

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 27 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete