Vilson Nascimento
Tanto o Exército Brasileiro como a Polícia Civil deverão instaurar procedimento para apurar as circunstâncias de um episódio que resultou em um militar ferido a tiro, fato ocorrido na madrugada dessa sexta-feira, 24 de outubro, no 17º RC Mec (Regimento de Cavalaria Mecanizada) , com sede em Amambai.
Segundo nota emitida pelo comando da Organização Militar, o soldado estava em seu quarto de hora, em um posto de guarda aos fundos do quartel, quando veio a efetuar alguns disparos e acabou ferido, sem maiores gravidades, com um tiro na perna esquerda.
O comando do Regimento informou por meio de nota que em decorrência da situação, o Plano de Defesa do Aquartelamento foi acionado, que é uma ação de praxe em caso de atividade considerada anormal em unidades militares. Segundo a nota o militar ferido está recebendo toda a assistência por parte do Exército Brasileiro, através do comando do 17º RC Mec.
Segundo o comando do Regimento, um Inquérito Policial Militar será instaurado para apurar o que de fato ocorreu, mas informações não oficiais levantadas pela reportagem do grupo A Gazeta, dão conta que o militar teria relatado que, ao notar um veículo parado de forma suspeita, teria se aproximado para averiguar, quando o ocupante do carro teria efetuado disparo contra ele que, por sua vez, teria revidado.
A Polícia Civil de Amambai também deverá atuar nas investigações do caso.
Confira abaixo a nota emitida pelo comando do 17º RC Mec
Na madrugada de 24 para 25 de outubro de 2025, um soldado do Regimento, enquanto estava de sentinela nos fundos do quartel, efetuou alguns disparos de fuzil. Em consequência, o Plano de Defesa do Aquartelamento foi acionado, através de toque de sirene. O soldado que efetuou os disparos foi ferido na perna esquerda, sem gravidade, e foi prontamente atendido e encaminhado para o hospital pelo pessoal de saúde do Regimento.
Será aberto um Inquérito Policial Militar para apurar os fatos.
A família do soldado já foi informada pelo próprio militar, em ligação telefônica.
O Regimento continuará prestando o apoio necessário.





