22.1 C
Amambai
quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Pelo segundo ano, escritor Vaner Matos participa de roda de conversa com detentos do presídio de Caarapó

Pelo segundo ano consecutivo, o escritor e jornalista Vaner Matos, autor do livro “O Rapto”, participou de uma roda de conversa com detentos do Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Caarapó (EPMRFC), dentro das atividades do Projeto Remição pela Leitura – orientado pela professora Elizete de Sousa sob coordenação da professora Juliana Rubim.

O encontro aconteceu na última quinta-feira, 16, e contou com a presença do diretor da unidade, Gilson Lino Filho, que fez questão de acompanhar o momento. O projeto, desenvolvido em parceria com a Faculdade Fetac desde 2020, tem como objetivo estimular a leitura entre os reeducandos e proporcionar a remição de pena por meio da leitura de obras literárias e produção de resenhas.

O escritor já havia disponibilizado alguns exemplares da obra para que os detentos pudessem ler e preparar perguntas sobre o tema. Durante o encontro Vaner Matos ouviu os leitores e respondeu questionamentos sobre a obra – e ainda, compartilhou experiências e reflexões sobre“O Rapto”, a trama que aborda a recuperação de dependentes químicos por meio da leitura.

A professora Elizete de Sousa destacou o empenho dos participantes: “Foi uma experiência muito produtiva. Os alunos leram o livro de 186 páginas em apenas uma semana, fizeram anotações e estavam ansiosos para dialogar com o autor. A leitura e o debate despertaram neles uma nova visão sobre o poder transformador dos livros”, comentou.

O escritor também se disse emocionado com o encontro: “É sempre uma experiência extraordinária. O Rapto é uma obra de ficção, mas fala de temas reais, como a luta contra os vícios e a reconstrução da vida e o poder da leitura como ferramenta transformadora da mente. Ouvir as impressões dos internos e perceber como a literatura os toca é algo profundamente humano”, afirmou Vaner Matos.

A coordenadora do projeto na Faculdade Fetac, professora Juliana Rubim, também destacou a importância da parceria: “Fico imensamente feliz com a presença do professor Vaner. O Rapto é uma obra instigante, que provoca reflexão sobre a sociedade e nossas atitudes. Agradeço ao autor por compartilhar seu trabalho e contribuir com a formação humana dos internos”, declarou.

Desde sua criação, o Projeto Remição pela Leitura tem proporcionado momentos de aprendizado e transformação pessoal. A iniciativa permite que os detentos reduzam parte de

suas penas ao lerem livros e produzirem relatórios avaliativos, além de participarem de encontros literários com autores e voluntários.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete