Por Eloir Vieira
Quem salva, não são os homens religiosos, não são as instituições religiosas, denominações com seus rituais religiosos; eles não levam ninguém para o céu, não salvam ninguém! Quem salva é somente Deus Altíssimo, Criador e SENHOR: “Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador” (Is 43.11).
O próprio Deus se fez carne na pessoa de Jesus, e se entregou como sacrifício para o perdão dos pecados de toda a humanidade:“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” (Jo 1.14). Milagrosamente, uma mulher virgem ficou grávida pelo poder do Espírito Santo e concebeu um filho que se chama Jesus, O Cristo:“E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de JESUS, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt 1.21).
Onde abundou o pecado, superabundou a graça; pela graça somos salvos por Jesus Cristo que nos comprou a preço de sangue. Cada ser humano que crê no coração e confessa Jesus Cristo com a boca, tem sua condenação revogada e sua condição de morto revertida: “A saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, será salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” (Rm 10.9,10).
O que precisamos fazer para sermos salvos? Precisamos crer em Jesus Cristo, Filho de Deus, que é o único meio verdadeiro parasalvação: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6). Jesus, Filho de Deus, e O Pai celestial, são o mesmo Deus: “Eu e o Pai somos um” (Jo 10.30).
Somente Jesus Cristo, que é Deus, pode salvar o ser humano: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (At 4.12).“E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida” (1ªJo 5.11,12).
Um certo carcereiro perguntou a Paulo e Silas, o que deveria fazer para se salvar: “E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” (At 16.30,31). Tanto o carcereiro, quanto todos os que estavam em sua casa naquela noite, ouviram a Palavra de Deus e creram em Jesus Cristo; foram batizados e salvos (33).
O ser humano ganhou o direito de reconciliar-se com Deus, graças ao sacrifício de Jesus!Recebendo Cristo, somos salvos (Jo 1.11; Rm 3.24-26; 5.17-21; 2ªCo 5.18,19; Ef 2.1,4,5).Jesus nos liberta da condenação por causa do pecado; e Seu Espírito nos vivifica: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres” (Jo 8.36); “Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade” (2ªCo 3.17).