Zé Roberto
A cidadania se fortaleceu em Coronel Sapucaia com a realização do Mutirão de RG, promovido pela Câmara Municipal nos dias 14, 15 e 16 de outubro, em parceria com o IIGP/CGP/SEJUSP-MS. A ação, que tinha como objetivo facilitar o acesso da população à emissão do documento de identidade, superou todas as expectativas, com mais de 400 atendimentos realizados e cerca de 320 carteiras de identidade emitidas gratuitamente.
O mutirão aconteceu no plenário da Câmara Municipal, que se transformou, durante três dias, em um centro de cidadania e acolhimento para a população sapucaiense. Os atendimentos foram realizados em dois turnos nos dias 14 e 15 (das 07h às 11h e das 13h às 17h), e em turno único no dia 16 (das 07h às 13h).

A grandiosidade da ação só foi possível graças à união de forças entre diferentes órgãos e profissionais: além dos peritos papiloscopistas responsáveis pela coleta das digitais e dados biométricos, funcionárias da Câmara Municipal atuaram com organização e acolhimento ao público, e agentes da Polícia Civil local deram um apoio fundamental para o bom andamento dos trabalhos.
O mutirão não apenas promoveu a emissão de documentos essenciais que muitas vezes são entraves para acesso a serviços públicos, benefícios sociais e oportunidades de trabalho como também reforçou o compromisso da Câmara Municipal com a inclusão, o respeito e a dignidade da população.
“É uma satisfação ver a Câmara se tornar um espaço direto de atendimento ao cidadão. A procura foi muito acima do esperado e isso mostra o quanto à população precisa de iniciativas como essa”, destacou um os vereadores presentes à ação.
Diante do sucesso, os vereadores já sinalizaram que estão trabalhando para realizar novos mutirões no futuro próximo, como forma de desafogar a demanda reprimida na Delegacia de Polícia Civil e continuar garantindo acesso gratuito e facilitado à documentação básica.
A ação foi mais um exemplo de como a boa gestão pública, quando feita com planejamento e foco no bem-estar social, pode gerar resultados concretos e impactar positivamente a vida de centenas de pessoas.
Fonte: Assessoria de Comunicação