20.5 C
Amambai
sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Receita Federal inaugura ponto para atender 8,5 mil indígenas em Caarapó

Com atendimento bilíngue, posto atende moradores da Aldeia Tey-Kuê e é o segundo em Mato Grosso do Sul

A Receita Federal inaugurou, na quinta-feira (16), o terceiro PAV (Ponto de Atendimento Virtual) indígena do país, instalado na Aldeia Tey-Kuê, em Caarapó, a 270 quilômetros de Campo Grande. O novo serviço vai beneficiar cerca de 8,5 mil indígenas guarani-kaiowá, que passam a ter acesso aos serviços do órgão sem precisar sair da comunidade.

Com o novo posto, Mato Grosso do Sul passa a concentrar dois dos três PAVs indígenas do Brasil. O primeiro funciona na Aldeia Amambai-Guapoy, em Amambai, a 351 km da Capital. O terceiro está localizado na comunidade Waimiri-Atroari, em Roraima.

O ponto de Caarapó vai oferecer atendimento em português e guarani. A responsável será Grazieli de Almeida Fernandes, 27 anos, indígena da própria aldeia, formada em fisioterapia e servidora concursada do município. Ela atua com o Cadastro Único e passará por treinamento na Delegacia da Receita Federal em Campo Grande antes de iniciar as atividades.

Para garantir a comunicação entre o PAV e a Receita Federal, a Delegacia da Receita Federal em Campo Grande doou quatro celulares destinados exclusivamente ao trabalho das equipes. Durante o evento, mães de 11 crianças receberam novos documentos de CPF, emitidos pela Receita Federal e pela Prefeitura de Caarapó.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do delegado da Receita Federal em Campo Grande, Zumilson Custódio da Silva; do delegado adjunto, Henry Tamashiro de Oliveira; da prefeita de Caarapó, professora Lurdes; do auditor-fiscal Elvis Caiçara da Silva, de Dourados; e da chefe de atendimento da Receita em Campo Grande, Marizete Horner de Almeida.

Fonte: Ana Paula Chuva /Campo Grande News

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 17 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete