Redação
Ao lado do secretário de Estado da Casa Civil, Eduardo Rocha, o prefeito de Tacuru, Rogério Torquetti, divulgou na sexta-feira (3) o avanço das obras da Unidade de Valorização de Resíduos (UVR) e da Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos (ETR) do município.
Durante a visita, Torquetti ressaltou a importância das duas estruturas para a valorização dos resíduos e o fortalecimento da política ambiental local. Rocha, por sua vez, afirmou que a iniciativa merece reconhecimento, destacando que Tacuru, com pouco mais de 11 mil habitantes, dá exemplo de cidadania ao investir em obras que contribuem para o meio ambiente e valorizam as pessoas.
A UVR será responsável pela triagem e separação de materiais recicláveis, com o objetivo de contribuir para a preservação ambiental e a geração de empregos locais. O funcionamento adequado da unidade depende, porém, da participação da população por meio da coleta seletiva, com a separação correta dos resíduos recicláveis e orgânicos, reduzindo o volume de lixo destinado aos aterros e potencializando o trabalho de triagem.
Já a ETR irá receber resíduos sólidos e aplicar processos para alterar suas características, visando reduzir seu volume e periculosidade. O objetivo principal é facilitar a destinação adequada, o reaproveitamento e eliminação segura dos materiais.
Fonte: Grupo A Gazeta