O encerramento da Semana Nacional do Trânsito 2025 ocorreu nesta quinta-feira (25), na Base SAU 10, localizada no km 478 da BR-163/MS, em Campo Grande. O evento reuniu representantes da Motiva Pantanal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS), Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), autoridades municipais e lideranças ligadas à segurança viária.
Os resultados da mobilização conjunta foram positivos: de 1º a 25 de setembro, houve redução de 43% no número de vítimas fatais na BR-163/MS, passando de 7 mortes em 2024 para 4 neste ano. O número de acidentes fatais caiu 33%, de 6 para 4, e os acidentes em geral registraram queda de 21%, passando de 143 para 112 incidentes.
Durante a solenidade, foram expostos desenhos produzidos por estudantes de 235 alunos das Escolas Municipais César Galvão, José Dualibi, Mariza Ferzelli e Crescêncio de Abreu, em Rio Verde de Mato Grosso. A iniciativa foi resultado da parceria entre Motiva Pantanal, Agetran, Detran/MS e Samu.
Ao longo da semana, diversas ações educativas foram realizadas voltadas a caminhoneiros, motoristas de veículos de passeio, motociclistas e estudantes de escolas municipais em cidades ao longo da BR-163/MS. As atividades incluíram palestras, comandos de saúde, distribuição de materiais informativos e orientações sobre o uso do celular ao volante, direção segura e uso do capacete.
Fábio Oliveira, gerente de operações da Motiva Pantanal, destacou a importância da conscientização. “A Semana Nacional do Trânsito mostrou, mais uma vez, que investir em conscientização salva vidas. O resultado alcançado em setembro comprova que o esforço conjunto entre concessionária, órgãos públicos e sociedade faz diferença. Seguiremos com esse trabalho ao longo de todo o ano, pois a segurança é prioridade para nós.”
Oliveira ainda ressaltou que as ações não se encerram com a semana de conscientização. Diversas atividades educativas continuam em pontos estratégicos da BR-163/MS, reforçando o compromisso da concessionária com um trânsito mais seguro e humanizado para todos os usuários da rodovia.
Fonte: EnfoqueMS