A prefeita de Aral Moreira, Elaine Soligo, utilizou suas redes sociais nesta segunda-feira, 22 de setembro, para anunciar medidas adotadas pela administração municipal em resposta ao forte temporal que atingiu a cidade e a região durante a madrugada. Os ventos chegaram a mais de 85 km/h e deixaram dezenas de casas destruídas, algumas parcialmente e outras totalmente, afetando diversas famílias.
Segundo a prefeita, o município está atuando com todas as secretarias em uma força-tarefa para prestar assistência imediata às comunidades mais atingidas, como os bairros Satélite e Ipê.
“Infelizmente, tivemos muitas casas destruídas, famílias que perderam tudo, roupa, cama, móveis e comida. A prefeitura está aqui com todas as secretarias, fazendo um trabalho de primeiro socorro para essa comunidade. Fiz um decreto que institui uma comissão para avaliar os danos e também um decreto de calamidade que está sendo preparado para que possamos atender todas essas famílias. Sabemos que precisamos ajudar, mas sempre de acordo com a lei”, destacou Elaine.
Entre as primeiras ações estão a entrega de lonas para cobrir as residências, cobertores, alimentos e cestas básicas. A Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Obras, Agricultura, Governo e demais setores da gestão municipal estão mobilizados.
A Defesa Civil, representada por José Boia, também acompanha os trabalhos e prepara um relatório sobre a situação. O município ainda enfrenta instabilidade nos serviços de internet e energia elétrica, que foram interrompidos devido aos danos causados pela tempestade.
“Estamos trabalhando, fizemos decreto e estamos fornecendo aquilo que as pessoas precisam. Quem necessitar de ajuda deve procurar a Secretaria de Assistência Social, a Defesa Civil ou a Secretaria de Governo”, completou a prefeita.
Confira o decreto na íntegra aqui: