Uma ação da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), do Paraguai, apreendeu, nesta quinta-feira, dia 11 de setembro, drogas, armas e veículos em um imóvel de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul. Ao todo, quatro suspeitos foram presos, três paraguaios e um brasileiro, ligados à rede que enviava drogas para o Brasil.
A ação ocorreu na avenida Brasil, no bairro Virgen de Caacupé, durante operação para desarticular um centro logístico. No local, foram encontrados 16,30 quilos de maconha prensada enterrada no pátio e 870 gramas da mesma droga em uma caminhonete Fiat/Titano.
Também foram apreendidos 31 gramas de cocaína em uma caminhonete Toyota Fortuner. Os veículos recolhidos incluíram a Toyota Fortuner, o Fiat Titano, uma caminhonete VW/Amarok, uma GM/S-10, uma Ford/F-350 e um veículo Hyundai HB20, todos com documentação irregular.
As autoridades também apreenderam armas de alto poder de fogo, como submetralhadora KelTec SUB 2000 calibre 9 mm, pistolas Glock 17 Gen 4 com kit tático Roni, Canik TP9SF, Sarsilmaz B6 e revólveres FN Barracuda .357 Magnum e Taurus .38 Spl.
Segundo o site Campo Grande News, foram recolhidos 10 celulares, rádios-base, walkie-talkies, balanças de precisão, DVR (gravador digital de vídeo) e outros equipamentos usados no acondicionamento de drogas.
Os presos foram identificados como Adilson Rodrigo Giménez Esteche, 39 anos, Richard Domingo Campuzano, 24 anos, e Ignacio Enrique Cardozo, 35 anos, paraguaios, além de Nelson Marques Silva Filho, 31 anos, brasileiro. Cardozo já tinha antecedentes por tráfico de maconha.
Conforme a Senad, a ação transcorreu sem incidentes e representa um golpe direto à logística do tráfico na região.
Fonte: Dourados News