Na última semana, o escritor, professor e jornalista caarapoense Vaner Matos celebrou um marco especial em sua trajetória literária: seu livro “O Rapto” agora faz parte do acervo da Biblioteca Municipal de Caarapó. Um exemplar da obra foi entregue pessoalmente ao chefe do Departamento de Cultura, Michel Gil Coronel, e à bibliotecária Zilda Marquezolo, em ato simbólico de valorização da literatura local.
O autor destacou a emoção e a relevância desse momento. “É uma grande satisfação poder fazer parte desse expressivo acervo e contribuir com a cultura do município. A literatura tem o poder de transformar vidas e fico feliz em poder compartilhar essa mensagem com os leitores da nossa cidade”, afirmou Vaner Matos.
Publicado pela Editora Biblio, “O Rapto” foi lançado oficialmente no plenário da Câmara Municipal de Caarapó em outubro de 2023 – em uma cerimônia que reuniu, amigos, familiares e representantes das áreas jurídica, social e da psicologia, além de profissionais e acadêmicos.

A obra é um gênero ficcional, baseado em eventos reais – uma trama ousada que narra a jornada de um professor aposentado que decide raptar andarilhos e dependentes químicos, em uma tentativa controversa de recuperá-los por meio da leitura.
Ao explorar o tema, o escritor aborda questões sociais delicadas que evidencia a fragilidade das políticas públicas voltadas à dependência química. A obra de Vaner Matos vai além do entretenimento e convida o leitor a refletir sobre dilemas morais, transformações pessoais e o papel da literatura nesse processo.
Entre os convidados do lançamento esteve Ricardo Santos da Silva, ex-dependente químico e voluntário do Projeto Revivi, que compartilhou sua experiência pessoal de superação. Ele compôs a banca crítica ao lado do delegado de Polícia Civil, Dr. Leandro Santiago, e do psicólogo especialista em neuropsicologia, Dr. Everton Ramos, promovendo um debate rico sobre ética, recuperação e os limites da lei.
Agora, com a inclusão na Biblioteca Municipal, “O Rapto” amplia seu alcance e reafirma a importância da produção literária local. Para a comunidade caarapoense, é mais uma oportunidade de acesso a uma obra que une crítica social, ficção e provocação intelectual.
Em suas redes sociais Michel Gil, pontuou: “O livro “O Rapto – um polêmico experimento social” escrito pelo jornalista Vaner Matos, que aborda uma narrativa
ficcional polêmica e muito bem construída (vale a pena ler). Obra o qual já é conhecida fora de nosso estado até por diretores de emissoras consagradas de nosso país. Agora disponível pra você alugar também em nossa biblioteca municipal. Obrigado Vaner Matos por sua contribuição”.