O Brasil conquistou uma nova abertura de mercado no Paraguai após a conclusão de negociações fitossanitárias entre os dois países. O acordo permitirá a exportação de chia em grãos para o mercado paraguaio.
Segundo o governo, a medida representa uma oportunidade de negócios para pequenos e médios produtores rurais que cultivam a chia como fonte de renda, principalmente em regiões do Centro-Oeste, no oeste do Paraná e no noroeste do Rio Grande do Sul.
Em 2024, as exportações brasileiras de produtos agropecuários para o Paraguai somaram aproximadamente US$ 963 milhões. Com este anúncio, o agronegócio brasileiro chega a 426 aberturas de mercado desde o início de 2023.
As autoridades destacaram que os avanços são resultado do trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE). “Tais resultados são fruto do trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura e Pecuária e o Ministério das Relações Exteriores”, informou a nota oficial.