19.1 C
Amambai
segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Atenção Primária Digital completa um ano com tablets e APS MS alcança 4º lugar nacional

Modernização e agilidade marcam primeira etapa da plataforma trazendo dados de saúde em tempo real nos 79 municípios de MS, que ocupa colocação de destaque no país

Em setembro de 2025, o Programa APS Digital completa um ano em Mato Grosso do Sul, mostrando como a tecnologia pode melhorar o trabalho da APS (Atenção Primária à Saúde). Lançado em 2 de setembro de 2024 pelo governador Eduardo Riedel, o projeto entregou 4.650 tablets a ACSs (Agentes Comunitários de Saúde), com investimento de R$ 12,4 milhões, permitindo que a coleta de informações nas visitas domiciliares seja feita de forma digital, rápida e integrada ao SUS (Sistema Único de Saúde).

O impacto do APS Digital já se reflete nos resultados de desempenho das equipes. Mato Grosso do Sul está entre as 14 unidades da federação acima da média nacional, ocupando o quarto lugar no País. No quesito desempenho, os profissionais alcançaram pontuação superior a 6,23 na avaliação do CVAT (Vínculo e Acompanhamento de Equipes). A performance do estado posiciona suas equipes entre os somente 5 estados que conquistaram a categoria “Bom” na avaliação nacional.

Superintendente de Atenção à Saúde, Karine Cavalcante da Costa destacou o avanço do trabalho em MS. “Nossa Atenção Primária ocupa a 4ª colocação no país, mostrando que a inovação, a integração de serviços e o trabalho das equipes fortalecem a saúde da população e elevam a qualidade do cuidado em todo o estado.” Ela apresentou os dados da atuação da APS na última reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), realizada na última sexta-feira (12).

Secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, ressaltou os impactos práticos para o atendimento e a gestão. “O APS Digital trouxe mais agilidade, organização e precisão para o trabalho das equipes e para o acompanhamento da população. Além disso, contribui para decisões mais rápidas e transparentes, garantindo que os serviços de saúde cheguem de forma eficiente a todos.”

Atenção Primária Digital completa um ano com tablets e APS MS alcança 4º lugar nacional

Este novo formato trouxe mudanças substanciais na rotina dos ACS. Antes dependentes de formulários em papel, os profissionais agora registram as informações em tempo real, eliminando retrabalho, aumentando a organização e permitindo acesso imediato dos gestores municipais e estaduais aos dados. Essa agilidade reduziu a burocracia, fortaleceu o planejamento da saúde e proporcionou atendimentos mais rápidos e precisos para a comunidade.

Impacto nos municípios

Para os coordenadores da Atenção Primária, os ganhos também são visíveis. Em Sonora, a coordenadora municipal Maria Paula de Campos confirma a melhora na rotina. “A vinda dos tablets aos agentes de saúde na nossa cidade, mudou e melhorou muito o fluxo de atendimento dos usuários.”

Na Capital, os ACS também sentiram a diferença. “Se a gente pensar que até um tempo atras era necessário o preenchimento de vários formulários para realização da visita e principalmente do cadastro, veremos que realmente o tablet trouxe mudanças significativas, além de dar agilidade e consciência ambiental”, explica José Antônio Rodrigues, agente comunitário de saúde.

No município de Iguatemi, o secretário de Saúde Janssen Portella Galhardo também ressalta os avanços. “A tecnologia passou a ser uma grande aliada, permitindo registros digitais que integram as informações diretamente ao SUS. O trabalho dos agentes tornou-se mais ágil, reduzindo burocracia e fortalecendo o planejamento da saúde, com impacto direto na vida da comunidade.”

O Gerente de Gestão da Atenção Primária da SES, Bruno Augusto Gonçalves dos Reis, resume que a inovação trouxe um novo patamar para a rede estadual. “O que precisamos hoje é de informação em tempo hábil para que possamos planejar as políticas públicas de maneira mais assertiva. Agora o estado alcançou um marco na Atenção Primária, conectando a APS com criatividade e inovação”, finaliza.

Danúbia Burema, Comunicação SES
Fotos: Saul Schramm/Arquivo

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 01 de setembro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete