21.4 C
Amambai
quinta-feira, 28 de agosto de 2025

MS avança em Inovação, Capital Humano e Sustentabilidade Ambiental no Ranking CLP 2025

Mato Grosso do Sul se consolidou mais uma vez entre os estados mais competitivos do Brasil ao figurar no 9º lugar geral do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e divulgado nesta quarta-feira (27) em cerimônia de premiação realizada em Brasília (DF).

Além da boa posição no consolidado, o destaque ficou para os pilares Inovação, Capital Humano e Sustentabilidade Ambiental, diretamente relacionados à atuação da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). Confira a íntegra do relatório do CLP.

Segundo o secretário Jaime Verruck, da Semadesc, os resultados reforçam a estratégia do Governo do Estado de aliar desenvolvimento econômico, qualificação profissional, sustentabilidade e inovação tecnológica.

“Subir no ranking mostra que Mato Grosso do Sul está no caminho certo, mas também indica onde precisamos melhorar. Nosso foco é transformar indicadores em resultados práticos para a população”, destacou.

Verruck acompanhou o governador Eduardo Riedel na cerimônia do CLP em Brasília, na qual Mato Grosso do sul foi destaque nacional no Prêmio Excelência em Competitividade 2025. O programa MS Ativo Municipalismo, política pública do Governo do Estado, foi o vencedor do prêmio.

Avanços nos pilares diretamente ligados à Semadesc

No pilar Capital Humano, Mato Grosso do Sul avançou do 3º lugar em 2024 para o 2º lugar em 2025. O Estado consolidou posição de destaque em produtividade do trabalho (2º), formalidade (5º) e qualificação dos trabalhadores (6º).

Houve ainda avanços em indicadores de mercado de trabalho, como a redução da desocupação de longo prazo (+11 posições) e da subocupação por insuficiência de horas (+4). O desafio, está na baixa proporção de trabalhadores com ensino superior, onde o Estado aparece na 20ª posição.

“Já estamos observando o resultado do MS Qualifica, que é coordenado por nossa Secretaria-Executiva de Qualificação Profissional e Trabalho e a Funtrab. O MS Qualifica conecta a formação profissional às demandas de cadeias produtivas estratégicas, como as de celulose, proteínas, bioeconomia e tecnologia da informação. Com isso, estamos ampliando a empregabilidade e garantindo mão de obra qualificada para os investimentos que chegam ao Estado”, reforçou Jaime Verruck.

O maior avanço veio no pilar Inovação. Mato Grosso do Sul saiu da 17ª posição em 2024 para a 9ª em 2025, um salto de oito colocações. O desempenho foi impulsionado pela produção científica (+9 posições), pelos investimentos em P&D (+5), pelo aumento de empresas de alto crescimento (+6) e pela melhoria em informação & comunicação e em bolsas de mestrado e doutorado (+4 cada).

Apesar do salto, o Estado ainda precisa avançar em patentes (12º lugar) e na estrutura de apoio à inovação (17º lugar), que inclui parques tecnológicos, NITs e capital semente (financiamento inicial).

“Esse resultado é fruto da política conduzida pela Secretaria-Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação e pela Fundect. Nos últimos oito anos, foram aplicados R$ 175 milhões em ciência, tecnologia e inovação, sendo R$ 66 milhões em 2024, beneficiando mais de 400 projetos e garantindo cerca de 1.650 bolsas mensais em diferentes níveis, da iniciação científica ao pós-doutorado”, lembra o titular da Semadesc.

Por fim, o pilar Sustentabilidade Ambiental apresentou avanço, passando da 10ª posição em 2024 para a 9ª em 2025. Mato Grosso do Sul se consolidou como referência em destinação de resíduos (2º lugar), tratamento de esgoto (3º lugar), emissões de CO₂ por PIB (5º), além de manter bom desempenho em coleta seletiva (6º) e reciclagem (9º).

Os desafios estão nos indicadores de desmatamento (19º lugar) e transparência no combate ao desmate (22º lugar) e serviços urbanos sustentáveis (19º), que inclui drenagem, arborização e manejo de resíduos da construção civil. As políticas ambientais do Governo de Mato Grosso do Sul são coordenadas pela Secretaria-Executiva de Meio Ambiente da Semadesc e pelo Imasul.

“No meio ambiente, vemos o resultado das ações do MS Carbono Neutro 2030, do Sistema Estadual de Resíduos Sólidos (SERS), da política de Logística Reversa e do MS Renovável. O ranking desse ano ainda não levou em consideração o recém-implantado Sistema de Monitoramento de Desmatamento e Incêndios Florestais, cuja Sala de Situação foi inaugurada em 2025 para dar mais transparência e agilidade à gestão ambiental”, finalizou o secretário Jaime Verruck.

Marcelo Armôa, Comunicação Semadesc

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de agosto de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete