A vereadora Marinalva de Souza Farias da Costa (PSDB), apresentou um Projeto de Lei de sua autoria que sugere instituir a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a ser celebrada anualmente de 21 a 28 de agosto no município. A proposta segue em tramitação nas comissões permanentes.
A vereadora que comemorou a leitura da mensagem do projeto na ultima sessão, explicou que a propositura da data mencionada, tem como objetivo promover ações de conscientização, inclusão social e respeito aos direitos das pessoas com deficiência, além de incentivar debates, palestras, campanhas educativas, atividades culturais, esportivas e sociais voltadas à valorização e integração desse público.
O projeto também prevê a participação de escolas, instituições públicas, entidades representativas, organizações da sociedade civil e da comunidade em geral, em articulação com a Secretaria Municipal de Educação, Assistência Social e Saúde, além de instituições de ensino e entidades assistenciais.
Para a vereadora Marinalva, a criação da Semana Municipal é uma conquista importante para a cidade. “É um compromisso do nosso mandato dar voz e visibilidade às pessoas com deficiência, valorizando suas potencialidades e estimulando políticas públicas inclusivas. Queremos transformar essa semana em um marco de diálogo, aprendizado e respeito em Caarapó”, destacou.
Depois de aprovado e sancionado, o projeto passará a integrar oficialmente o calendário municipal, garantindo que, todos os anos, Caarapó tenha um espaço permanente de conscientização e fortalecimento da inclusão social.