Os cremes salgados estão presentes em muitos buffets e são opções versáteis para cardápios festivos, pois cada um tem uma combinação especial. Por serem simples, podem ser feitos em casa com muita agilidade.
Os cremes podem ser servidos na entrada com petiscos, ou como acompanhamento do prato principal. São comuns em ocasiões de comemoração em que há muitos convidados, pois, além de gostosos, eles rendem bastante.
Além disso, a versatilidade de ingredientes que podem ser usados para prepará-los torna ainda mais fácil, pois é possível fazer o creme salgado com o que se tem em casa e aproveitar ingredientes perdidos na geladeira.
Creme de cebola ou alho
A começar pelos mais marcantes, os cremes salgados feitos com os dois principais ingredientes da cozinha são inconfundíveis. Tanto o creme de alho quanto o creme de cebola são inesquecíveis e possuem características aromáticas.
São boas opções para consumir com pães, queijo parmesão, bacon ou linguiça. Basta adicionar a hortaliça refogada com caldo e creme de leite para obter uma textura suave, perfeita para uma tábua de frios.
Creme de batata
A batata, tubérculo clássico e consumido de diversas formas, pode ser ingrediente para um bom creme salgado com batatas cozidas.
Diferentemente dos purês, o creme de batata possui textura mais fluida e pode ser base para molhos, por exemplo. A melhor combinação para os cremes deste tubérculo são carnes cozidas de panela ou carne de porco desfiada, para dar um toque a mais.
Creme de abóbora
A abóbora é um alimento mais adocicado, e, para preparar, orna muito com leite de coco para uma textura sedosa. Um bom acompanhamento é queijo de cabra, aves grelhadas e até camarão.
Para aproveitar ainda mais, um vinho branco frutado como o chardonnay é uma boa pedida.
Creme de mandioca
A mandioca é muito comum no Nordeste, onde é usada tanto quanto a batata. Com a mandioca batida bem cozida juntamente de queijo ou manteiga, forma-se um creme salgado bem estruturado.
Para combinar com as carnes típicas do Nordeste, a tábua pode ser composta com carne seca desfiada, carne de sol ou queijo coalho.
Creme de milho
Feito com o milho fresco ou até mesmo com o milho enlatado batido, o creme de milhocombina muito com frango grelhado. Após refogar o milho batido, basta engrossar com leite ou creme de leite.
Para usar a criatividade, é possível montar um jantar com um assado de frango desfiado com o creme em uma travessa, como um fricassê, finalizado com cheiro-verde.
Creme de couve-flor
A couve-flor tem um sabor delicado e leve, e o seu creme não poderia ser diferente. Adicionar pedacinhos de carnes defumadas intensifica a experiência e torna o prato mais interessante ainda.
As melhores harmonizações são com salmão, queijo gorgonzola, castanhas, sementes e bacon bem sequinho. Pode-se levar ao forno para preparar um gratinado com salmão, que com certeza será a atração principal do cardápio.
Fonte: Divulgação