12.3 C
Amambai
domingo, 24 de agosto de 2025

Articulada por Paulo Corrêa e prefeito Rodrigo Basso, Ação Cidadania leva mais de 6.800 atendimentos gratuitos a Sidrolândia

O deputado e 1º Secretário da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa, participou neste sábado (23) da Ação Cidadania realizada na praça Tancredo Neves, em Sidrolândia. “Essa é a verdadeira função da cidadania, levar serviços de qualidade até onde o povo está. Muitas vezes a comunidade tem dificuldade de acesso e quando o poder público e as instituições se unem, conseguimos transformar a vida das pessoas”, celebrou o parlamentar.

Esta foi a 44ª edição do Ação Cidadania que, em Sidrolândia, foi realizada pela Fiems e Sesi, a pedido do prefeito do município, Rodrigo Basso, com articulação do deputado Paulo Corrêa. “A população só tem a ganhar, mas o sentimento principal é de gratidão ao apoio da Fiems, da TV Morena e do Legislativo. A ação vai nos ajudar a zerar a fila de atendimento em diversos serviços”, destacou o prefeito.

Articulada por Paulo Corrêa e prefeito Rodrigo Basso, Ação Cidadania leva mais de 6.800 atendimentos gratuitos a Sidrolândia

Durante o evento, foram oferecidos serviços como emissão de documentos, atendimento médico, apresentações culturais, corte de cabelo, oferta de vagas de emprego, além de inscrição em cadastro habitacional, orientações ao consumidor, aula de dança e apresentações culturais.

Em Sidrolândia, foram computados pela equipe do Sesi um total de 6.684 atendimentos para mais de 4.222 mil pessoas. O superintendente do Sesi, Régis Borges, destacou o engajamento de realizadores e população. “Isto demonstra a força que o setor produtivo industrial tem quando se junta ao poder público e tantos parceiros, como o que está acontecendo aqui em Sidrolândia”, enfatizou Borges.

O diretor de Negócios da TV Morena, Antônio Boaventura Alves, afirmou que a emissora apoia a Ação Cidadania pela relevância comunitária que tem. “Estamos motivados e agradecemos todo voluntariado, mas o que queremos é que cada vez mais tenhamos uma sociedade mais justa e iniciativas como essa não precisem mais ser realizadas”.

 Onça Pintada

Articulada por Paulo Corrêa e prefeito Rodrigo Basso, Ação Cidadania leva mais de 6.800 atendimentos gratuitos a SidrolândiaPaulo Corrêa, equipe do Onça pintada, prefeito Rodrigo Basso (ao centro) e equipe Sesi

O Grupo Onça Pintada (GOP) levou atendimentos de prevenção e combate ao câncer de mama, oferecendo rastreamentos e ultrassons em sua unidade móvel. “As mulheres atendidas já saíram com o laudo em mãos. Aquelas que tiverem algum nódulo na mama que exija investigação mais aprofundada serão encaminharas para o próximo mutirão da sede do GOP em Campo Grande, onde passarão pela mamografia”, explicou Paulo Corrêa, fundador e patrono do GOP.

Articulada por Paulo Corrêa e prefeito Rodrigo Basso, Ação Cidadania leva mais de 6.800 atendimentos gratuitos a Sidrolândia

A manicure Selma Aparecida Gomes tinha um dia de trabalho intenso para enfrentar neste sábado, mas foi em busca de colocar em dia os exames ginecológicos, junto ao serviço oferecido pelo Grupo Onça Pintada. “Eu adorei o atendimento. Fiz uma mamografia e não deu nada. Eu vim por acaso e acabei recebendo esse atendimento que foi muito bom. Não fazia esse exame há mais de dois anos. Acho que eventos assim tem que ocorrer mais vezes mais vezes”, disse Selma.

Articulada por Paulo Corrêa e prefeito Rodrigo Basso, Ação Cidadania leva mais de 6.800 atendimentos gratuitos a Sidrolândia

Até julho deste ano, o GOP já atendeu mais de 1.000 mulheres em 17 municípios do Estado. Desde sua fundação em 2001, o projeto já garantiu consultas gratuitas a mais de 85 mil mulheres nos 79 municípios sul-mato-grossenses.

Em casos de diagnóstico positivo, o tratamento é garantido: as pacientes são encaminhadas para cirurgias e acompanhadas pela equipe de voluntários do grupo durante todo o processo. As ações são viabilizadas com recursos de emendas parlamentares municipais, estaduais e federais, além do apoio da iniciativa privada, do governador Eduardo Riedel e da primeira-dama Mônica Riedel.

Atendimentos

Moradora do Assentamento Santa Lúcia, a 20 quilômetros da Sidrolândia, a aposentada Irondina Garbari Dias, foi a primeira a chegar na fila de atendimento do Ação Cidadania, às 3h20. “Vim à procura de médico oftalmologista. Eu já tive atendimento, inclusive tenho óculos, mas já está na hora de fazer outro exame”, relembrou.

Já a pedagoga Lucineide da Silva Siqueira preferiu acordar cedo e evitar a burocracia dos serviços online para tirar a identidade do filho de 12 anos. “Preciso do documento para abrir uma conta no banco para ele. Hoje em dia eles pedem para tudo e precisa para viajar também. Acredito que o atendimento presencial aqui no Ação Cidadania é mais fácil. No site, quando tentamos entrar, é muito difícil de conseguir”.

Articulada por Paulo Corrêa e prefeito Rodrigo Basso, Ação Cidadania leva mais de 6.800 atendimentos gratuitos a SidrolândiaAtendimentos durante o Ação Cidadania

A autônoma Sandra Rocha aproveitou o evento para aumentar a renda vendendo salgados na entrada, além do atendimento com oftalmologista, ela acabou sendo também contemplada no sorteio de uma bicicleta. “Eu não esperava, mas eu tenho essa fé. Eu nunca saio para perder. Saí de casa para ganhar uma bicicleta para o meu enteado, que queria muito. Vou chegar lá e já doar para ele”, comemorou.

A atendente de comércio Antônia Pereira de Brito, além de fazer exames, aproveitou para deixar as plantas de casa ainda mais bonitas com as dicas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Peguei adubo para deixar meu jardim mais colorido e saudável”.

Desde 2013, o Ação Cidadania já passou por 21 cidades sul-mato-grossenses em 44 edições. Nesse período, o Sistema Fiems e seus parceiros realizaram 253,6 mil atendimentos e receberam 91,6 mil pessoas.

Fonte: ConecteMS

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de agosto de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete