A 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec) encerrou, no dia 15 de agosto, a Operação Águia Pantaneira, realizada no Campo de Instrução de Betione (MS). A atividade marcou a fase final do ciclo de certificação da Força de Prontidão (FORPRON), consolidando a Brigada como unidade de elevada capacidade de emprego imediato em qualquer ponto do território nacional.
Com cerca de 1.000 militares e 200 viaturas, operação testa prontidão e poder de combate da Força de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro.
Exercícios em dois tempos: da manobra ao tiro real
A operação foi dividida em dois grandes momentos. De 2 a 7 de agosto, ocorreu o Exercício de Campanha (Exc Cmp), e, entre os dias 11 e 15, o Exercício Tático com Tiro Real (ETTR), ambos conduzidos sob a supervisão do Comando Militar do Oeste. As atividades exigiram seis meses de planejamento e envolveram 11 Organizações Militares subordinadas à Brigada.
Certificação operacional e integração de frações
O ponto alto da operação se deu com o Exercício Tático com Tiro Real de uma subunidade de Brigada de Cavalaria Mecanizada, atividade inédita em território nacional nesse nível de execução. Durante o exercício, as tropas envolvidas enfrentaram problemas militares simulados, exigindo-se planejamento tático e execução coordenada com uso real de munição.
Foram empregados diversos meios operacionais, incluindo viaturas blindadas de diversas naturezas, metralhadoras MAG 7,62 mm, lançadores de foguetes AT4, morteiros pesados 120 mm e obuses do 9º Grupo de Artilharia de Campanha.
Força de Prontidão: resposta rápida e eficaz
Integrante da Força de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro, a 4ª Bda C Mec é projetada para manter alto grau de prontidão, mobilidade e resposta imediata. A Operação Águia Pantaneira representou o ápice do ciclo de preparo da FORPRON, validando sua capacidade de ação coordenada, robustez logística e eficiência tática.
A conclusão bem-sucedida da operação reforça o compromisso da Brigada com os elevados padrões de operacionalidade exigidos pela Força Terrestre, alinhando-se aos objetivos estratégicos do Exército de manter-se apto a enfrentar ameaças e contribuir com a estabilidade e segurança do país.














Fonte: 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada