Foi lançado oficialmente, nesta quarta-feira (13), às 15h, na Câmara Municipal de Amambai, o Concurso de Frases em homenagem aos 77 anos do município. O evento contou com a presença dos vereadores Suzana Ulisses, Thalita Escobar, Roberto Sangue Bom, Éder Pinzan e Rosa Linda, além de diretores e representantes das escolas estaduais e municipais.

O concurso é uma iniciativa da vereadora Suzana Ulisses, que reativou um projeto cultural já existente, com o objetivo de incentivar os estudantes a expressarem, por meio de frases curtas, o orgulho de ser amambaiense, valorizando a história, as belezas naturais e as características únicas da cidade.
“Queremos que os nossos alunos entendam o quão é bom carregar o orgulho de ser amambaiense”, destacou a vereadora Suzana durante seu discurso.
O regulamento prevê que cada frase deverá conter obrigatoriamente as palavras “Amambai 77 anos” e ter no máximo 15 palavras. As escolas poderão enviar até duas frases de cada categoria para a Comissão Julgadora, que avaliará criatividade, originalidade e adequação ao tema.
As melhores frases serão escolhidas por uma comissão formada por sete jurados, todos ex-professores. Entre eles, estará uma professora aposentada indígena, que terá papel importante na inclusão dos alunos do 1º ao 5º ano das aldeias. Como nessa faixa escolar eles aprendem a língua materna, o guarani kaiowá, as frases poderão ser escritas nesse idioma, sendo posteriormente traduzidas por ela.
Premiação e categorias
O concurso será dividido em três categorias:
- 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
- 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
- 1º ao 3º ano do Ensino Médio
Os três primeiros colocados de cada categoria receberão uma bicicleta como prêmio. Todos os classificados ganharão medalhas, e as escolas participantes receberão troféus.
Cronograma
- 13 a 31 de agosto – período de criação das frases nas escolas
- 8 de setembro – prazo para envio das frases selecionadas à Comissão Julgadora
- 16 e 17 de setembro – julgamento
- Semana do aniversário da cidade – premiação em Sessão Solene
Segundo a Câmara Municipal, o concurso tem caráter recreativo e cultural e busca fortalecer os laços dos estudantes com a história e a identidade de Amambai.
Fonte: Amambai Notícias /Grupo A Gazeta