Vilson Nascimento
Por meio de indicação apresentada na sessão da Câmara Municipal dessa segunda-feira, dia 11 de agosto, a vereadora Lígia Borges (PP) solicitou ao prefeito Sérgio Barbosa que, caso haja possibilidade por parte do Executivo Municipal, a realização de celebração de um convênio com a entidade filantrópica, AFHEA (Associação Filantrópica Hípica e Equoterapia de Amambai).
Segundo a vereadora o objetivo é apoio estrutural para promover melhorias nas instalações da entidade como, por exemplo, a construção de banheiro adaptado, ampliação da sala de atendimento e aquisição de materiais para os profissionais que atendem nesta instituição.
“A referida associação atua de forma filantrópica e conta com aproximadamente 25 atendimentos quinzenal, com profissionais voluntários e tem como base a equoterapia, uma abordagem terapêutica que utiliza o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, emocionais, sociais e cognitivos. A técnica tem se mostrado extremamente eficaz no tratamento e acompanhamento de pessoas com deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento, distúrbios motores, emocionais e outras condições que demandam atenção especial”, destacou Lígia Borges, que é formada em educação física e tem pós-graduação em educação especial.
A vereadora enfatizou também que a equoterapia é reconhecida por órgãos de saúde e educação como uma importante ferramenta terapêutica complementar, promovendo melhora na qualidade de vida e inclusão social dos seus praticantes.
“O apoio do Poder Público é essencial para garantir a manutenção das atividades, aquisição de insumos, manutenção dos animais, estrutura física e recursos humanos especializados. Diante da relevância do trabalho prestado por esta associação à nossa comunidade, solicito especial atenção, viabilizando a continuidade desse serviço de grande valor social”, finalizou a parlamentar.