Após várias tratativas na Índia, Missão Internacional de Mato Grosso do Sul que fica até o fim desta semana na Ásia agora faz negócios no Japão, onde o foco é a ampliação do mercado de proteína animal – o popular mercado da carne – e também a atração de investimentos no setor de energia renovável, que possui uma gama de produtos, como o gás natural.
O primeiro dia de trabalho em solo nipônico foi marcado por encontros nos pavilhões do Brasil e da Arábia Saudita, onde relações comerciais e institucionais foram estreitados durante a Feira Internacional de Osaka – Expo Mundial 2025. Nesta edição, o tema principal da Expo será ‘Projetando uma Sociedade Futura para Nossas Vidas’
“A nossa vinda para cá vai além dessa relação direta com empresas e instituições. É uma construção de confiança. O Japão ao longo do tempo tem mostrado apoio em importantes iniciativas em nosso Estado, e temos que estreitar ainda mais esse laço. Mato Grosso do Sul possui grandes oportunidades de investimento”, afirma o governador Eduardo Riedel.
Entre as oportunidades citadas por Riedel, estão o setor de proteína animal, agropecuária e a energia renovável, uma pauta global liderada pelo conceito da transição energética. “As empresas podem apoiar o desenvolvimento dessa matriz energética para participar do desenvolvimento do Estado. A gente vê com bons olhos essa parceria”, completa.
Recentemente declarado livre da aftosa sem vacinação, Mato Grosso do Sul busca com esse status aumentar sua particpação nas exportações de carne bovina para a Ásia, em especial para o Japão, um dos maiores mercados do mundo em termos quantitativos e também qualitativos.
“Temos que agir com proatividade para buscar esses novos mercados e as oportunidades, quer para a indústria quer para a agroindústria, bater de porta em porta para buscar atender nossa produção para a demanda mundial. Aqui no Japão há grandes oportunidades, e buscá-las é o que estamos fazendo aqui”, explica o presidente da Fiems, Sérgio Longen. “Isso significa emprego e renda em Mato Grosso do Sul”, complementa o governador Eduardo Riedel.
Comunicação Governo de MS
Fotos: Ascom Fiems