Um mergulho na memória, identidade e cotidiano da aldeia urbana Marçal de Souza chega às telas nesta sexta-feira (15), às 18h30, no Memorial da Cultura Indígena Cacique Enir Terena, em Campo Grande. O documentário “Vémo’Um”, que em Terena significa “Nossa Voz”, é uma obra que mistura escuta, afeto e resistência, revelando histórias contadas pelos próprios protagonistas: indígenas em contexto urbano na capital sul-mato-grossense.
A sessão de estreia será gratuita e contará com roda de conversa, com intérprete de Libras, acompanhando o elenco e realizadores. Com direção compartilhada por Thaís Umar e Breno Moroni, o curta-metragem é resultado de um processo de criação coletiva que envolveu moradores da comunidade não só diante, mas também atrás das câmeras.
“O objetivo do projeto é dar voz aos indígenas em contexto urbano, e estamos fazendo isso a partir da comunidade Marçal de Souza, com temas relevantes para a comunidade. É importante para nós que o lançamento aconteça aqui para reafirmar o nosso compromisso com esse objetivo”, destaca a artista Thaís.
Gravações – O filme mostra os bastidores das nove entrevistas realizadas para o projeto — conversas profundas que abordam identidade, memória e desafios da vida indígena nas cidades. Essas entrevistas completas estarão disponíveis gratuitamente em streaming, plataforma de vídeos, após a circulação do documentário.
Antes das gravações, foram promovidas duas oficinas de audiovisual, nas quais jovens da comunidade aprenderam técnicas básicas de som e imagem. Alguns deles, como Cauê e Bruno, passaram a integrar a equipe técnica. “Foi muito especial ver o envolvimento dos jovens e perceber como esse contato com o audiovisual pode abrir portas para novos caminhos de expressão e cidadania”, afirma a diretora.
Para Thaís, o tema da memória é o que mais a tocou pessoalmente. “Falar de memória é entender que ela não está só no passado, mas é viva e presente. É compreender a importância do resgate e da preservação desses conhecimentos para fortalecer o hoje”.
O Memorial da Cultura Indígena Cacique Enir Terena não é apenas o cenário da estreia, mas também parte central da narrativa. Para a gestora do espaço, Maria Auxiliadora Bezerra, a iniciativa nasceu de uma preocupação com a juventude local.
“Vivemos em uma realidade onde o mundo virtual é muito presente. Queremos que os jovens ocupem também esse espaço digital, que têm aptidão e capacidade para isso. O projeto, literalmente, dá voz à comunidade e inspira cerca de 80 jovens que vivem na aldeia a explorar o audiovisual como ferramenta de expressão”.






As vozes – Entre os talentos revelados está a jovem Sâmara Figueiredo, que participou das oficinas e foi convidada a assumir o papel de entrevistadora no filme. “No começo, senti um nervosismo natural, mas foi uma experiência enriquecedora, tanto profissional quanto pessoal. O projeto despertou o interesse de vários jovens e mostrou que temos potencial para ocupar diferentes funções no cinema e no audiovisual”, relata.
Sâmara também destaca que conhecer a fundo as histórias de pessoas com quem convive foi um dos aspectos mais marcantes da experiência.
“O que mais me surpreende são as histórias das pessoas. Por exemplo, o professor Gerson, que conheço como amigo da família, revelou no documentário um trabalho que eu não conhecia. O mesmo aconteceu com a Silvana Terena, que eu sabia ser atuante nas lutas indígenas, mas não imaginava a dimensão da sua trajetória. É um aprendizado que levarei para a vida e que me inspira a querer que esse tipo de projeto aconteça mais vezes”.
Na sequência da estreia em Campo Grande, o documentário será exibido em outras cinco cidades de MS. Após a circulação com o documentário, a equipe irá disponibilizar as entrevistas, na íntegra, pelo Youtube, como recurso educacional, registro cultural e pesquisa.
A obra “Vémo’Um” é financiada pela Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (MinC), Governo Federal, por meio de edital via Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Setesc, Governo do Estado. A iniciativa reafirma o compromisso com a valorização da diversidade cultural e deixa um legado de inclusão digital e artística para a comunidade indígena. Informações do projeto pelo Instagram (@vemoum) e (@thaisumar).
O projeto conta com Thaís Umar, diretora e produtora; Breno Moroni, roteirista e preparador de elenco; Antônio Lopes, diretor de fotografia e editor de vídeo; Marcelo D’Ávila, pós-produção de áudio; Rodrigo Bezerra, Bruno Henrique de Oliveira e Kauhê Escobar, assistentes de filmagem; Sâmara Figueiredo, entrevistadora; Ana Malheiro, maquiadora. Além de convidados: Ana Carla Malheiro, Gerson Jacobina, Giulia Gabriela Rodrigues, Itamar Xunati, Josias Ramires, Jucimara Pereira, Lisio Lili, Maria Auxiliadora Bezerra, Silvana de Albuquerque.
Serviço:
Lançamento do Documentário “Vémo’Um – Nossa Voz”
Data: 15 de agosto (sexta-feira)
Horário: às 18h30
Local: Memorial da Cultura Indígena Cacique Enir Terena
Endereço: Rua Terena, s/n, bairro Tiradentes – Campo Grande (MS)
Entrada gratuita
Classificação livre e intérprete de libras