O Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (10) no Brasil, promete impulsionar as vendas no comércio, movimentando shoppings, lojas de rua, e-commerces e redes sociais. No entanto, a data também acende o alerta para um outro tipo de movimentação: a de criminosos especializados em aplicar golpes virtuais e presenciais.
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) alerta que quadrilhas aproveitam o aumento no volume de compras para enganar consumidores por meio de sites falsos, promoções fraudulentas e perfis enganosos em redes sociais. Um dos golpes mais comuns, segundo a entidade, é a criação de páginas falsas que imitam lojas virtuais famosas, alterando pequenos detalhes nos endereços — como substituir uma letra “o” por um “0” — para enganar o consumidor.
Outro tipo recorrente de fraude é feito por perfis recém-criados em redes sociais, com ofertas tentadoras e depoimentos falsos de supostos compradores. O objetivo é induzir o consumidor a realizar o pagamento e, depois, desaparecer com o dinheiro.
Em 2024, o golpe da falsa venda foi a segunda ocorrência mais relatada por clientes aos bancos associados à Febraban. “Tome muito cuidado com promoções imperdíveis e lojas que pressionam por decisões rápidas. Pesquise antes de comprar e prefira sites confiáveis”, alerta Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços e Segurança da entidade.
Golpe do falso presente também preocupa
Além das fraudes no comércio digital, a Febraban chama atenção para um golpe que costuma reaparecer em datas comemorativas: o golpe do falso presente. Nele, golpistas se passam por entregadores e abordam vítimas com supostos brindes — como flores, chocolates ou cosméticos — afirmando que há uma pequena taxa de entrega a ser paga via cartão.
A armadilha acontece quando a vítima digita sua senha em uma maquininha adulterada, muitas vezes com o visor danificado. Em alguns casos, o criminoso induz a pessoa a inserir a senha no campo do valor da compra, revelando o código secreto e possibilitando a clonagem do cartão.
Dez dicas para evitar cair em golpes no Dia dos Pais:
- Prefira sites conhecidos e verifique a reputação dos não conhecidos em sites de reclamação;
- Não clique em links de e-mails suspeitos — digite o endereço do site diretamente no navegador;
- Desconfie de ofertas com pagamento antecipado e entrega com prazo longo;
- Fuja de preços muito abaixo do mercado, geralmente são iscas para golpe;
- Verifique perfis de redes sociais: veja se são verificados e têm número de seguidores coerente;
- Use cartão virtual para compras online e confira os dados com atenção ao pagar com Pix;
- Jamais entregue seu cartão a terceiros. Você mesmo deve inserir e conferir os dados;
- Não use maquininhas com visor danificado, que escondem o valor da transação;
- Recuse brindes ou presentes inesperados sem saber quem enviou;
- Não forneça dados pessoais em links suspeitos ou cadastros não verificados.
Com atenção redobrada, é possível garantir uma compra segura e um Dia dos Pais mais tranquilo. E como reforça a Febraban, desconfiança pode ser o melhor presente para evitar prejuízos.
Fonte: EnfoqueMS