A Base Aérea de Campo Grande recebe até 16 de agosto o Exercício Conjunto Tápio (EXOP Tápio), um dos principais treinamentos militares do Brasil. A ação reúne tropas das Forças Armadas brasileiras e equipes dos Estados Unidos (EUA).
Segundo comunicado da Força Aérea Brasileiro, os países parceiros vão realizar simulações de guerra irregular, guerra eletrônica, missões de paz e ajuda humanitária.
Coordenado pela FAB, o treinamento tem participação de duas aeronaves e vários militares dos EUA. O objetivo é fortalecer a cooperação entre a FAB, o Exército, a Marinha e forças estrangeiras.
As aeronaves que chegaram a Mato Grosso do Sul são do tipo Boeing C-17 Globemaster III, que é um avião de transporte militar versátil. Além dos gigantes dos ares, outras aeronaves também são utilizadas nos treinamentos:
- HC-130J Combat King II;
- HH-60 Pave Hawk;
- A-29 Super Tucano;
- A-1 AMX;
- C-105 Amazonas;
- C-130 Hércules;
- Helicópteros H-36 Caracal e o H-60 Black Hawk.
Os Boeing C-17 Globemaster III são utilizados para levar helicópteros e equipamentos destinados a treinamentos, mas também pode ser empregado no transporte de tropas e cargas, em missões de evacuação aeromédica ou no lançamento de paraquedistas.
O exercício também atualiza doutrinas e táticas em operações conjuntas, além de envolver o uso de veículos militares em solo. Entre as principais ações estão:
- apoio aéreo aproximado;
- resgate em áreas de combate;
- infiltração por via aérea;
- lançamento de paraquedistas;
- evacuação médica;
- reconhecimento pelo ar.
Fonte: Ninfa Eugênia, g1 MS