19.3 C
Amambai
segunda-feira, 4 de agosto de 2025

EUA mandam aviões cargueiros para treinamento de guerra em MS

A atividade ocorre de dois em dois anos e tem como objetivo fortalecer a cooperação entre as Forças Armadas do Brasil e dos Estados Unidos.

A Base Aérea de Campo Grande recebe até 16 de agosto o Exercício Conjunto Tápio (EXOP Tápio), um dos principais treinamentos militares do Brasil. A ação reúne tropas das Forças Armadas brasileiras e equipes dos Estados Unidos (EUA).

Segundo comunicado da Força Aérea Brasileiro, os países parceiros vão realizar simulações de guerra irregular, guerra eletrônica, missões de paz e ajuda humanitária.

Coordenado pela FAB, o treinamento tem participação de duas aeronaves e vários militares dos EUA. O objetivo é fortalecer a cooperação entre a FAB, o Exército, a Marinha e forças estrangeiras.

As aeronaves que chegaram a Mato Grosso do Sul são do tipo Boeing C-17 Globemaster III, que é um avião de transporte militar versátil. Além dos gigantes dos ares, outras aeronaves também são utilizadas nos treinamentos:

  • HC-130J Combat King II;
  • HH-60 Pave Hawk;
  • A-29 Super Tucano;
  • A-1 AMX;
  • C-105 Amazonas;
  • C-130 Hércules;
  • Helicópteros H-36 Caracal e o H-60 Black Hawk.

Os Boeing C-17 Globemaster III são utilizados para levar helicópteros e equipamentos destinados a treinamentos, mas também pode ser empregado no transporte de tropas e cargas, em missões de evacuação aeromédica ou no lançamento de paraquedistas.

O exercício também atualiza doutrinas e táticas em operações conjuntas, além de envolver o uso de veículos militares em solo. Entre as principais ações estão:

  • apoio aéreo aproximado;
  • resgate em áreas de combate;
  • infiltração por via aérea;
  • lançamento de paraquedistas;
  • evacuação médica;
  • reconhecimento pelo ar.

Fonte: Ninfa Eugênia, g1 MS

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 04 de agosto de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete