11.6 C
Amambai
quinta-feira, 31 de julho de 2025

O Batismo nas águas – Por Eloir Vieira

“Apareceu João batizando no deserto e pregando o batismo de arrependimento, para remissão de pecados” (Mc 1.4). 

João Batista foi o precursor das boas novas, do evangelho do Senhor! Cumprindo as profecias apareceu João batizando e mandando o povo se arrepender dos pecados; uma preparação para entrar no Reino dos céus: “E, naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus. Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas” (Mt 3.1-3). 

Jesus se batizou também dando exemplo para todos: “Então, veio Jesus da Galileia ter com João junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o permitiu. E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mt 3.13-17).

Enquanto batizava e ensinava o povo, João apresentou-lhes Jesus: “No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Este é aquele do qual eu disse: após mim vem um homem que foi antes de mim, porque já era primeiro do que eu. E eu não o conhecia, mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água. E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como uma pomba e repousar sobre ele. E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. E eu vi e tenho testificado que este é o Filho de Deus” (Jo 1.29-34).

Os servos do Senhor, batizam as pessoas com água para confissão de pecados. Depois da confissão, O Senhor Jesus batiza com o Espírito Santo para salvação: “E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das sandálias. Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo” (Mc 1.7,8).

Após o batismo com água, O Senhor batiza o crente com poder do Espírito Santo: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2.38).

Só há um Pai dos cristãos, que é Deus nos céus; e um só Mestre, que é Jesus Cristo, Salvador e Senhor de todos: “E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. Porém o maior dentre vós será vosso servo” (Mt 23.9-11).  

Uma só fé e um só batismo: “Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos” (Ef 4.5,6). “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito” (1ªCo 12.13). Deus abençoe!

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 31 de julho de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete