“Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18).
A igreja salva é a igreja de Cristo; o inferno não prevalece sobre a igreja de Jesus, pois, Cristo é a cabeça da igreja, e os salvos são o corpo de Cristo: “Porque somos membros do seu corpo” (Ef 5.30). “E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência” (Cl 1.18).
Quem vive em comunhão com Cristo até a morte, morre salvo e será ressuscitado na vinda de Jesus. E quem estiver vivo em comunhão com Cristo está salvo e será arrebatado: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1ªTs 4.16,17).
Os salvos que morreram em Cristo, são os que creram e confessaram Jesus antes de morrer: “A saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, será salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” (Rm 10.9,10).
O que evidencia um membro do corpo de Cristo, participante da igreja do Senhor, é a presença de Deus na sua vida de cristão. A fé em Jesus Cristo nos leva ao arrependimento das velhas práticas, tanto de palavras quanto de ações; o abandono das injustiças da idolatria, renúncia ao pecado, aos vícios e maus costumes: “E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências” (Gl 5.24).
Quando cremos e entregamos a nossa vida ao Senhor Jesus para sermos salvos, publicamos a nossa fé no batismo nas águas e recebemos o dom do Espírito Santo: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2.38).
O Espírito Santo é a garantia da nossa salvação e O que nos sela como membros da igreja do Senhor Jesus. É o Espírito de Deus que nos lava do pecado, nos santifica e nos justifica para a salvação. Precisamos receber o dom do Espírito Santo: “E é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus” (1ªCo 6.11).
Os salvos vivem em obediência ao evangelho do Senhor pela fé: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé” (Rm 1.16,17).
Os salvos são templos vivos do Espírito Santo, e cultuam a Deus enquanto vivem: “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo” (1ªPe 2.5).