Com mais de 310 frutas típicas brasileiras, elas podem ser usadas como ingredientes que vão muito além do lanche do dia a dia. Versáteis, nutritivas e disponíveis em abundância durante todo o ano, as frutas se tornaram protagonistas em sobremesas que equilibram sabor, cor e leveza, sem perder o apelo doce que consegue conquistar paladares de todas as idades. De banana assada a manga com especiarias, elas abrem espaço para receitas que fogem do comum e renovam o cardápio de quem gosta de testar novas possibilidades na cozinha.
Opções como tortas geladas, pavês, bolos e cremes ganham mais frescor e suavidade quando levam frutas como morango, abacaxi, manga e maracujá. Além de agradar ao paladar, a escolha destes ingredientes também pode ajudar a reduzir a quantidade de açúcar refinado, já que o dulçor natural das frutas substitui parte do adoçante tradicional nas receitas.
Uma das combinações mais clássicas é o contraste entre frutas cítricas e chocolates. Harmonizações queridas, como laranja com chocolate ao leite, frutas vermelhas com chocolate branco e banana caramelizada com chocolate meio amargo estão entre as misturas que resultam em sobremesas marcantes, sem exigir técnicas muito complexas.
Para quem busca praticidade, incluir frutas em doces simples é uma forma eficaz para diversificar o cardápio. Iogurtes naturais batidos com pedaços de frutas frescas, saladas de frutas incrementadas com raspas de limão ou hortelã e até bananas assadas no forno com mel e canela são opções acessíveis que utilizam ingredientes que muitas vezes já estão na geladeira.
Além de práticas do dia a dia, algumas receitas se tornaram clássicos na mesa dos brasileiros. É o caso da tradicional salada de frutas, das compotas caseiras, como de goiabada e doce de figo, e dos sorbets, versões mais leves dos sorvetes tradicionais, feitos à base de frutas congeladas e suco natural ou água. Para quem prefere sabores mais sofisticados, combinações como peras ao vinho, figos grelhados com mel ou tarte tatin de maçã são exemplos de preparos que unem frutas e técnicas de confeitaria com um toque mais especial.
No universo das sobremesas geladas, vale destacar opções que combinam cremosidade com sabor marcante. É o caso do mousse de maracujá, receita prática e popular que realça o sabor cítrico da fruta e conquista pela textura leve. Ele pode ser servido puro, em taças individuais ou como camada final de bolos gelados e tortas frias, por exemplo, adicionando frescor ao prato sem exigir muito tempo.
Experimentar variações de receitas tradicionais é uma forma de ampliar o repertório de doces com frutas e também renovar o cardápio da rotina. Assim, vale apostar em composições como pavê de morango com chantilly, cheesecake de frutas vermelhas, bolo de banana com canela, torta de manga cremosa e até frutas flambadas com licor.
Fonte: Divulgação