A Polícia Militar Ambiental (2º BPMA) de Naviraí (MS) flagrou infração ambiental em uma propriedade rural do município. Durante fiscalização, a equipe constatou o descarte e a queima irregular de embalagens vazias de agrotóxicos dentro da área de Reserva Legal da fazenda, acerca de 15 metros de um reservatório de água.

No local, foi identificado um buraco escavado no solo contendo grande volume de resíduos provenientes da incineração de defensivos agrícolas. A estimativa, feita com base na densidade e volume dos resíduos, é de que cerca de 250 embalagens plásticas tenham sido queimadas. O material totalizava aproximadamente 15 kg, incluindo uma embalagem parcialmente queimada com o rótulo de um agrotóxico ainda visível.
O procedimento adotado para a destinação das embalagens contraria as recomendações constantes nas bulas dos produtos, além de violar normas ambientais que regulamentam o uso e descarte de defensivos agrícolas.
A infração resultou na aplicação de uma multa administrativa no valor de R$ 12.500,00. Além da penalidade administrativa, os fatos foram encaminhados à autoridade policial competente para eventual apuração criminal, dado o risco ambiental envolvido, especialmente pela proximidade da área de descarte com uma fonte hídrica.
A fiscalização integra as ações regulares de controle e prevenção de crimes ambientais na região do sul do Mato Grosso do Sul.
Fonte: Assessoria PMA