A Caravana da Castração já está percorrendo Mato Grosso do Sul com atendimentos gratuitos e estruturados a tutores de animais nas primeiras cidades contempladas: Miranda e Bodoquena. Ao todo, o projeto vai percorrer 45 municípios. A ação é coordenada pela Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção Animal), pasta vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).
Em Miranda, primeira cidade atendida, entre os dias 4 e 8 de julho, a ação mobilizou a população. Em 24 horas, foram realizados 1.578 cadastros on-line. Na cidade, 750 animais passaram pelo procedimento de castração, microchipagem e medicação pós-operatória.
A primeira tutora atendida pela Caravana foi a técnica de enfermagem Luciete Felicia de Oliveira, de 43 anos, moradora de Miranda. Ela levou sua gata adotada, a Fumaça, na sexta-feira (4), logo pela manhã.
Luciete descobriu a ação pelas redes sociais e não perdeu tempo: foi ao ponto de cadastro assim que viu o anúncio. Ela cuida de diversos animais resgatados e revelou uma história curiosa. “Achávamos que era um macho, o manda-chuva da casa. Mas um dia ele pariu cinco filhotes! Era fêmea. Virou a Fumaça”, contou, rindo.
Além de celebrar o atendimento, ela fez questão de elogiar a estrutura da Caravana. “Tudo muito bem organizado. Recebi explicações, os medicamentos, orientação para o pós-operatório e até roupinha para ela usar. A castração é um ato de amor e esse cuidado todo mostra que o animal também é tratado com dignidade. Isso é raro, e faz diferença”.


A tutora ainda levou outros animais nos dias seguintes e destacou a dificuldade enfrentada para acessar esse tipo de serviço de forma gratuita. “Já tinha procurado formas de castrar, até em outras cidades. Quando soube, corri pra garantir o cadastro. Não é todo dia que a gente tem acesso a um serviço desses, com qualidade e de forma gratuita”.
Em Bodoquena, segundo município a receber o atendimento itinerante, nos dias 10 e 11 de julho, foram feitos 294 cadastros, com previsão de 350 castrações no total. A estrutura do ônibus adaptado chamou a atenção dos moradores, com ambiente climatizado e equipe treinada para oferecer cuidado completo aos animais.
Para o titular da Setesc, Marcelo Miranda, a ação representa um marco na política pública de bem-estar animal em Mato Grosso do Sul. “A Caravana da Castração é uma entrega concreta, que une saúde pública, cuidado com os animais e respeito à população. E o melhor: estamos indo até onde mais se precisa. É uma ação de cuidado, de responsabilidade e de compromisso com a causa animal”.
O superintendente da Suprova, Carlos Eduardo Rodrigues, salientou o impacto social da iniciativa. “A Caravana da Castração é resultado de planejamento, escuta e vontade política. São ações que acolhem, tratam e cuidam com dignidade, desde a castração até o pós-operatório”.
“A pauta animal é também uma pauta de saúde pública. Quando a gente investe em castração e controle populacional, estamos prevenindo acidentes, doenças e promovendo mais qualidade de vida, especialmente nas periferias e nos centros urbanos”, afirmou a senadora Soraya Thronicke, autora da emenda parlamentar que destinou R$ 5 milhões para o projeto.
Articulador do projeto na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Pedro Caravina enfatizou o impacto social da iniciativa e a união de forças para sua concretização.
“Quando a gente cuida dos animais, está promovendo também saúde pública, prevenção e qualidade de vida para a população. Essa Caravana é fruto de um esforço conjunto entre Governo do Estado, Suprova, Assembleia Legislativa e o mandato da senadora Soraya, para levar atendimento onde mais se precisa. Castração é um ato de amor, mas também de responsabilidade com nossas cidades”, afirmou o parlamentar.


Cerimônia de lançamento da Caravana da Castração 2025 contou com presença de autoridades e protetoras de animais
Com a meta de alcançar mais de 20 mil castrações em todo o Mato Grosso do Sul, a Caravana da Castração atua no controle populacional responsável de cães e gatos, com impacto direto na saúde pública e na prevenção de zoonoses. O projeto inclui ações educativas, cadastro digital e microchipagem para garantir rastreabilidade dos animais atendidos.
Nas cidades sem clínica veterinária, a Suprova disponibiliza um CTI móvel para emergências, garantindo segurança no pós-operatório. Já os municípios contemplados assumem o compromisso de implementar, em até um ano, um calendário local de ações de conscientização sobre o bem-estar animal, contrapartida essencial para acesso à Caravana.
Próximas paradas
Nas próximas semanas, a Caravana da Castração segue por diversos municípios sul-mato-grossenses, com datas já confirmadas:
- Bonito: 13 a 15 de julho (agendamento: 12 de julho)
- Jardim: 17 a 19 de julho (agendamento: 16 de julho)
- Porto Murtinho: 21 e 22 de julho (agendamento: 20 de julho)
- Nioaque: 24 e 25 de julho (agendamento: 23 de julho)
- Anastácio: 27 a 30 de julho (agendamento: 26 de julho)
- Aquidauana: 1º a 5 de agosto (agendamento: 31 de julho)
- Ladário: 7 e 8 de agosto (agendamento: 6 de agosto)
- Corumbá: 11 a 20 de agosto (agendamento: 9 e 10 de agosto)
Para garantir atendimento, é indispensável o agendamento prévio, exclusivamente pelo site www.sigpet.ms.gov.br.
Fonte: Lucas Castro, Comunicação Setesc