23.9 C
Amambai
quinta-feira, 10 de julho de 2025

Energisa alerta sobre cuidados ao empinar pipas próximo à rede elétrica

Orientação é não tentar tirar pipas enroscadas na fiação ou em postes, por exemplo

Empinar pipa é uma brincadeira divertida e muitas crianças aproveitam o tempo livre das férias escolares para brincar. A Energisa orienta que é preciso buscar um local adequado para que a brincadeira seja realizada de forma segura, evitando a interrupção do fornecimento de energia elétrica e acidentes graves, caso a pipa enrosque na rede elétrica.

Em 2025, até o dia 7 de julho, 61.288 clientes ficaram sem energia elétrica por conta de ocorrência envolvendo pipas. A Energisa contabilizou 71 casos de pipas enroscadas na rede elétrica. Enquanto que em 2024, 180.455 clientes ficaram sem energia devido a 151 ocorrências desse tipo.

Energisa alerta sobre cuidados ao empinar pipas próximo à rede elétrica

“Muitas crianças aproveitam as férias para brincar com pipas. Primeiro é importante escolher um local adequado para evitar acidentes elétricos. É indispensável que os pais e responsáveis direcionem as brincadeiras para parques e campos abertos, longe da rede de energia, eliminando o risco para quem está soltando a pipa como também evitando interrupção do fornecimento de energia da região”, afirma o coordenador de Construção e Manutenção da Energisa em Mato Grosso do Sul, João Ricardo Nascimento.

O coordenador reforça que, em nenhuma hipótese, as pessoas devem tentar retirar as pipas presas na fiação de postes de energia. Em caso de interrupção de energia ou cabo partido, a recomendação é acionar imediatamente a Energisa pelo telefone 0800 722 7272.

“Apenas os profissionais autorizados pela Energisa podem realizar a manutenção na rede elétrica. O uso de materiais cortantes como linha chilena e o cerol, também não é indicado para pipas, já que pode provocar graves acidentes”, ressalta João Ricardo.

DICAS DE SEGURANÇA

  • Não solte pipa próximo à rede elétrica e nunca tente remover a pipa.
  • Não utilize materiais cortantes, como a linha chilena e o cerol, e não solte pipa próximo a ruas e avenidas. A linha pode ser perigosa para os condutores, causando, principalmente, acidentes com motos e bicicletas;
  • Não empine pipa em dias de chuvas e relâmpagos;
  • Alerte outras pessoas sobre o risco de soltar pipas sem os devidos cuidados. A conscientização é fundamental para reduzir transtornos e acidentes;
  • Nunca tente remover a pipa que tenha ficado enroscada na rede elétrica. Apenas os profissionais autorizados pela Energisa, munidos de todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica.

Fonte: Assessoria

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 10 de julho de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete