Clesio Damasceno
O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, disse durante a abertura do Seminário MS Ativo que o funcionamento do Hospital Regional de Dourados será muito importante para amenizar a problemática da saúde dos municípios da região.
A declaração foi nesta quarta-feira (9) pela manhã, ao lado do prefeito de Dourados, Marçal Filho, e de outros prefeitos da região. Barbosinha disse que mais uma etapa da obra foi concluída e que em breve o hospital entra em funcionamento.
Prefeitos cobram melhorias na saúde
O prefeito de Dourados e os demais prefeitos presentes na abertura do seminário, durante seus pronunciamentos, cobraram mais apoio dos governos Federal e Estadual para o atendimento da saúde. Marçal Filho disse que Dourados atende uma população de cerca de 1 milhão de pessoas, dos 34 municípios da região Sul, que têm no município de Dourados seu principal recurso para casos de média e alta complexidade.
O prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, e a prefeita de Caarapó, Maria Lurdes, enfatizaram os custos financeiros, os riscos nas estradas e o desconforto para os pacientes que são transportados, muitas vezes, por até 500 quilômetros para receber um atendimento.
As prefeitas de Aral Moreira, Elaine Soligo, e de Coronel Sapucaia, Niágara Kraievski, também enfatizaram que a saúde é o maior gargalo dos municípios, e citaram ainda a problemática do atendimento aos pacientes nas fronteiras, que acaba onerando ainda mais a carga sobre o serviço público.






Fonte: Grupo A Gazeta