17.4 C
Amambai
terça-feira, 8 de julho de 2025

Amambai e cidades do Cone Sul participam da 14ª edição das Paraesc, maior evento de paradesporto estudantil de MS

A 14ª edição das Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul (Paraesc) será realizada entre os dias 11 e 13 de julho, em Campo Grande, no Parque Ayrton Senna. Considerado o maior evento estudantil de paradesporto do estado, o Paraesc 2024 contará com representantes de 17 municípios, número que marca um recorde de participação na história da competição.

As cidades confirmadas são: Alcinópolis, Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Caarapó, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas.

A realização é da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), vinculada à Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc). A cerimônia de abertura acontece na sexta-feira, dia 11, às 18h30, no Eco Hotel do Lago, em Campo Grande.

Além de incentivar a formação de novos atletas, as Paraesc também funcionam como seletiva para a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, que será realizada em São Paulo em duas fases: de 17 a 22 e de 24 a 29 de novembro. A expectativa é que Mato Grosso do Sul participe da fase nacional em nove modalidades.

Representando Amambai, o projeto paradesportivo Mitã Vya, da Escola Mitã Rory, localizada na Aldeia Amambai, participa da competição pelo terceiro ano consecutivo. A iniciativa atende crianças e adolescentes com deficiência física, intelectual e visual. Em 2024, os atletas do projeto foram campeões estaduais e vice-campeões brasileiros.

O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Amambai, por meio da Semed, e da Missão Evangélica Caiuá. Os treinos são coordenados pelo professor e atleta de fisiculturismo Fernandes Ribeiro Souza, que destaca o papel do esporte paralímpico na vida dos estudantes.

 “O esporte paralímpico proporciona autonomia, coordenação motora, autoestima, valorização e inclusão. É importante para esses alunos porque eles passam a acreditar que são capazes, ganham confiança e se sentem acolhidos. Eles não apenas representam suas escolas, mas também suas comunidades, como a Aldeia Amambai, e mostram que a deficiência não os limita.”

Segundo ele, os atletas de Amambai vão competir em modalidades de atletismo, como arremesso de peso, lançamento de pelota, lançamento de disco e corridas de velocidade e resistência, com provas que vão de 100 a 3.000 metros.
“Ano passado fomos campeões das provas, e este ano vamos em busca de mais uma classificação nacional. Nosso objetivo é continuar representando Amambai dentro e fora do estado”, completou.

Paratletas de Amambai que estarão na competição:
• Tatiane Freita Flor (deficiência intelectual)
• Frayilson Vera (deficiência visual)
• Weber Martins (deficiência intelectual)
• Juniel Aquino Vasque (deficiência intelectual)
• Iriel Rossate (deficiência intelectual)
• Bianca Benites (deficiência intelectual/auditiva)
• Aliender Duarte Vasque (deficiência intelectual)
• Rafaela Aquino (deficiência física)

Além de Amambai, os municípios de Caarapó e Naviraí também representam o Cone Sul de Mato Grosso do Sul na 14ª edição das Paraesc. A participação das três cidades reforça o compromisso da região com a inclusão e o incentivo ao paradesporto escolar, promovendo oportunidades e valorização para jovens atletas com deficiência.

Fonte: Amambai Notícias /Grupo A Gazeta

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 08 de julho de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete