A Delegacia de Polícia de Naviraí, com apoio de equipes de outras cidades, deflagrou na manhã desta quarta-feira (2) a operação “Adsumus”, que teve como objetivo prender integrantes de uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas e roubos de veículos na região. Foram cumpridos ao todo 8 mandados de busca e apreensão (7 em Naviraí e 1 em Três Lagoas) e 8 mandados de prisão (3 em Naviraí, 4 em Campo Grande e 1 em Água Clara).
Durante o cumprimento das ordens judiciais, um dos alvos, identificado como L.B.S. (36), também foi preso em flagrante delito por tráfico de drogas e posse irregular de munição. Foram apreendidas, com ele, drogas do tipo crack, munição calibre .22, dinheiro em notas baixas e duas balanças de precisão. Em outros dois endereços vistoriados em Naviraí também foram encontradas substâncias entorpecentes, porém os suspeitos responsáveis ainda não foram localizados até o momento.
A operação foi planejada a partir das investigações do grave roubo ocorrido no dia 28 de maio, que resultou no sequestro de uma vítima mantida em cárcere durante toda a madrugada, além da subtração de um veículo Fiat Toro, celulares e valores transferidos via PIX que somaram mais de R$ 22 mil.
Três autores já haviam sido presos naquela ocasião, e as investigações apontaram outros seis integrantes que tiveram sua prisão preventiva representada pela Polícia Civil e deferida pela Justiça, motivando a deflagração da operação.
Os alvos também são apontados como integrantes da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas e roubos de veículos em Naviraí e região.
No total, a ação contou com o apoio de policiais civis das cidades de Itaquiraí, Eldorado, Mundo Novo, Água Clara, Três Lagoas e da DEFRON (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), mobilizando dezenas de agentes para o cumprimento simultâneo dos mandados judiciais.
O nome da operação, “Adsumus”, vem do latim e significa “estamos presentes” ou “aqui estamos”, representando a firme presença do Estado no combate à criminalidade organizada e a repressão qualificada aos crimes violentos que afetam a sociedade de Naviraí.
A investigação prossegue para localizar alguns suspeitos e identificar outros eventuais envolvidos nos crimes investigados. A população pode colaborar com informações anônimas pelo telefone (67) 3461-1215.
Fonte: Assessoria PCMS