20.9 C
Amambai
quarta-feira, 16 de julho de 2025

UVR de Mundo Novo segue no processo de conscientizar a população sobre os materiais que são recebidos na unidade

O Governo de Mundo Novo, através do Divanir Rodrigues, catador da UVR, apresenta a realidade da Unidade de Valorização dos Recicláveis que conta com 16 colabores que dependem da renda do local.

A UVR de Mundo Novo foi inaugurada em maio de 2022 e desde então segue no processo de conscientizar e ensinar os mundonovenses sobre a função da unidade e quais materiais são recebidos no local. E enfrenta um desafio constante: o recebimento de lixo seco misturado com restos de comida. Essa prática não apenas inviabiliza a reciclagem de muitos materiais, mas também causa mau cheiro e prejudica o ambiente de trabalho dos catadores.

A unidade trabalha somente com o lixo seco, que é coletado pelo caminhão que apresenta um peixe no desenho. Ao chegar na UVR, todo o material passa por esteira, onde fazem a triagem manual, separando os resíduos em diferentes categorias (Papel, plástico, metal, papelão e outros), na sequência o material é prensado e preparado para a venda.

Além dos recicláveis mais comuns, a UVR também recebe vidro. Contudo, é fundamental que o vidro quebrado seja embalado de forma segura para proteger os catadores de acidentes.

Os eletroeletrônicos como ferro de passar roupa, celular, carregador, câmera, notebook podem ser levados até a UVR.

Confira os dias em que a Coleta Seletiva passa nos bairros:

Segunda-feira – Universitário; São Jorge; Parque das Araras; Fleck; Itaipu (lado direito da BR); Centro (cedo); Centro (tarde).

Terça-feira – Copagril; Condomínios (Jardim Imperial, Vieira, Schiavini, A Brasileira); Berneck; Fleck; Tapajós; Centro (cedo); Centro (tarde).

Quarta-feira – Cícero Cavalcante; Vila Nova; Moinho Pequeno/Porto de Areia/Receita Federal/Hemoprot/Copisc/Pesque Pague Italia/ Galeria Canaã/Parque Industrial ll/ Exército /Hotel Imperial/ Pedro Ramalho/ Porto Izabel; Itaipu (lado esquerdo BR); Centro (cedo); Centro (tarde).

Quinta-feira – Universitário; Condomínios (Jardim Imperial, Vieira, Schiavini, A Brasileira);

São Jorge; Tapajós; Centro (cedo); Centro (tarde).

Sexta-feira – Copagril; Vila Nova; Tapajós – ruas paralelas a JK (Ruas Joaquim Nabuco, Pernambuco, Travessas Sergipe, Tapajós, Tupinambá); Fleck; Centro (cedo); Centro (tarde).

Texto – Laísa Brischiliar/ ASCOM

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de julho de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete