No dia 26 de maio, a comunidade escolar do Centro de Educação Infantil Criança Feliz se reuniram para a abertura oficial do projeto “Ora, Hora! Brincadeira tem Hora”, uma iniciativa que destaca o brincar como linguagem essencial da infância e ferramenta fundamental no processo de aprendizagem, em consonância com os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O projeto marca também a realização da 1ª Semana Municipal do Brincar, instituída pela Lei Municipal nº 815/2024, que cria a Lei da Primeira Infância no município. A semana, celebrada de 26 a 30 de maio, busca promover reflexões, vivências e ações que reforcem a importância do ato de brincar no desenvolvimento infantil.
Intitulado “Brincando eu aprendo: Ora, hora! Brincadeira tem hora”, o projeto tem como objetivo integrar atividades lúdicas que favoreçam o desenvolvimento integral das crianças, abordando aspectos cognitivos, motores, emocionais e sociais, sempre alinhados aos eixos da BNCC.
Durante a cerimônia de abertura, os estudantes encantaram o público com apresentações repletas de músicas, expressões corporais e criatividade. As atividades exploraram o corpo, os gestos e os movimentos, proporcionando experiências significativas de imaginação, expressão e socialização.
A diretora Marta Alves de Oliveira Benites deu as boas-vindas ao público e conduziu a cerimônia. Em seguida, a coordenadora pedagógica Jaqueline Ferreira Barbosa Fiaux destacou a importância do brincar com intencionalidade pedagógica, citando o psicólogo Jean Piaget: “Brincar é uma das atividades mais sérias da criança”. A professora também reforçou o convite às famílias para que reservem momentos do dia a fim de brincar com seus filhos, fortalecendo vínculos afetivos e criando memórias significativas.
As ações desenvolvidas durante o evento dialogam diretamente com os direitos de aprendizagem da Educação Infantil — conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se — e com os campos de experiência da BNCC, como:
- Corpo, gestos e movimentos: com o uso da expressão corporal para comunicar ideias, emoções e sentimentos;
- Escuta, fala, pensamento e imaginação: através da interpretação de canções e uso criativo da linguagem oral;
- O eu, o outro e o nós: promovendo o respeito mútuo, a convivência e os vínculos afetivos;
- Traços, sons, cores e formas: integrando elementos musicais e artísticos às atividades.
A programação também contou com a presença das famílias, fortalecendo os laços entre escola e comunidade, e com a participação de autoridades locais, como a secretária municipal de Educação, Tayzia Gonçalves Acosta, o prefeito Hélio Ramão Acosta e o presidente da Câmara Municipal, Claudenir Costa de Oliveira. A presença das lideranças reforçou o apoio institucional à valorização do brincar no contexto educacional.
O projeto segue até o dia 23 de outubro, com novas ações previstas ao longo do período letivo.
Fonte: Assessoria