26.1 C
Amambai
quinta-feira, 22 de maio de 2025

Cuidando das Mulheres Guarani Kaiowá chega à Aldeia Amambai com atendimentos, orientações e valorização das mulheres indígenas

Ação intersetorial promovida pela Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres levou serviços de saúde, beleza e informação à comunidade

Na manhã da última terça-feira, 20 de maio, a Escola Infantil Tupã Sy, na Aldeia Amambai, foi o espaço de acolhimento, cuidado e escuta das mulheres indígenas com a realização de mais uma edição do evento “Cuidando das Mulheres Guarani Kaiowá”, promovido pela Prefeitura de Amambai, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres.

A ação, coordenada por Derli Jaime, reuniu diversos parceiros, entre eles as secretarias municipais — Saúde, Educação, Assistência Social e Assuntos Indígenas — além da Polícia Militar, Polícia Civil, Uniasselvi e órgãos estaduais e federais ligados à promoção da cidadania e dos direitos das mulheres.

Durante a manhã, as mulheres da comunidade participaram de atendimentos gratuitos em espaços de saúde e beleza, com cortes de cabelo e cuidados estéticos oferecidos por alunas da Uniasselvi. Também houve sorteio de brindes, apresentações musicais com a Banda Mirim e exposição de artesanato indígena, valorizando a produção local.

A enfermeira Aline Klein ministrou uma palestra sobre os cuidados com a saúde da mulher, reforçando a importância da realização periódica de exames preventivos, como o Papanicolau e o exame de mama. Ela também explicou que esses exames estão disponíveis gratuitamente nas unidades de saúde do município. “É fundamental que as mulheres cuidem de si mesmas, se informem e acessem os serviços que estão à disposição”, afirmou.

A segurança das mulheres também foi tema de destaque no evento. O policial militar Adelino de Oliveira, representante do PROMUSE (Programa Mulher Segura), falou sobre o combate à violência doméstica e explicou como funciona o programa, que atua na proteção das vítimas e no acompanhamento de casos. Ele incentivou as participantes a procurarem ajuda sempre que necessário.
O delegado titular de Polícia Civil de Amambai, Dr. Guilherme Tiago de Andrade, também esteve presente e reforçou a importância da denúncia, destacando que a mulher precisa saber que não está sozinha. A Polícia Civil está pronta para acolher, orientar e proteger.

O evento “Cuidando das Mulheres Guarani Kaiowá” foi realizado em diferentes aldeias do município com o objetivo de promover cidadania, acesso a serviços e fortalecimento da autoestima das mulheres indígenas. A iniciativa é mais uma demonstração do compromisso da gestão municipal com políticas públicas que respeitem a diversidade cultural e promovam o bem-estar de todas as mulheres.

Fonte: Secom /Prefeitura de Amambai

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de maio de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete