“Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir” (Mt 25.13).
Os sinais da vinda de Jesus, estão acontecendo como Ele havia predito! Jesus disse que a vinda do Filho do Homem, se referindo a Ele mesmo, seria num tempo semelhantes à situação em que a humanidade estava vivendo nos dias de Noé: “E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem” (Mt 24.37).
Nos dias que antecederam o dilúvio, a humanidade vivia como vive nos dias atuais: “Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem” (Mt 24.38,39); “Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam” (Lc 17.28).
Portanto, não falta nada para Jesus vir, já que a conduta das pessoas de hoje, é semelhante ao modo em que a humanidade vivia antes de Deus enviar o primeiro juízo ao mundo: “E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então, arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração” (Gn 6.5,6). “Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR” (Gn 6.8). “Então, disse Deus a Noé: O fim de toda carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra” (Gn 6.13).
Outros sinais profetizados por Jesus, são patentes nos nossos dias: “E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores” (Mt 24.6-8).
Como Jesus havia dito, que seus discípulos seriam presos e mortos, assim aconteceu como a história nos conta: “Então, vos hão de entregar para serdes atormentados e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome” (Mt 24.9).
Jesus também falou sobre o surgimento de falsos profetas que enganariam muita gente; que haveria escândalos, e o amor se esfriaria. É exatamente o que estamos vendo nos nossos dias: “Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão. E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará” (Mt 24.10-12).
No entanto, estes sinais são pequenos; outros maiores virão (Mt 24.8). Os sinais que precederão a vinda de Jesus, serão coisas nunca vistas antes: “E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória” (Mt 24.29,30). Jesus está voltando!