Estar em casa deve ser sinônimo de aconchego, segurança e tranquilidade. Por isso, na hora de ter a casa própria, muitos optam por construir um imóvel do zero. Isso permite a criação de um lar do jeito que se imagina e tanto sonha.
Por mais que existam inúmeras maneiras de transformar o ambiente interno, não são apenas as medidas tomadas na hora de morar que influenciam na segurança da casa.
Para garantir um lar agradável e evitar futuras dores de cabeça, é essencial ter uma estrutura bem-feita. Ou seja, a qualidade da construção é imprescindível para garantir que o imóvel esteja apto a receber os moradores.
Uma construção bem-feita
Até sair do papel, a construção de uma casa passa por diversas etapas. Uma obra que segue os padrões recomendados e as regras de execução evita problemas estruturais e a necessidade de novas intervenções.
Uma das etapas que requer mais cuidado é a fundação, que garante a sustentação do imóvel. Neste momento, é necessário preparar o terreno e construir o alicerce que vai servir de base para toda a construção idealizada.
Também é preciso ficar atento aos sistemas elétricos e hidráulicos, para evitar erros posteriores que podem causar prejuízos, infiltrações ou curtos-circuitos.
Já o acabamento exige delicadeza e cautela, para que os revestimentos, a pintura e as instalações sejam bem colocados. Pisos soltos ou mal encaixados, por exemplo, podem ser perigosos para os moradores e causar outros problemas relacionados à estrutura.
Medidas de segurança na obra
- O primeiro passo para garantir um ambiente seguro é ter o planejamento da obra feito por um profissional capacitado, formado na faculdade de engenharia civil. Ele terá a condição de organizar todo o projeto e calcular os custos da obra.
Além disso, um técnico é capaz de fiscalizar se as etapas estão sendo realizadas de acordo com as normas vigentes para construções.
- Outro fator importante é considerar as necessidades dos moradores. Pessoas idosas e crianças podem precisar de adaptações, como escadas e portas mais largas, quinas mais altas ou mais baixas e janelas e varandas com parapeitos mais altos.
- Estudar o subsolo do terreno e a sua estabilidade evita problemas com infiltrações e rachaduras. Quaisquer desníveis devem ser corrigidos antes da construção das estruturas de sustentação, como as colunas.
- Seguir a recomendação dos fabricantes dos produtos utilizados na obra garante o melhor funcionamento e resultado na construção. Principalmente no momento do acabamento, é essencial priorizar a fixação e o bom encaixe de itens como lustres, pias, revestimentos e até móveis embutidos.
Fonte: Assessoria