27.7 C
Amambai
terça-feira, 20 de maio de 2025

Professor da UEMS participa de roda de conversa no museu José Alves Cavalheiro em Amambai, na semana nacional dos museus

O professor Dr. Moisés Centenaro foi convidado pelo curador do Instituto Histórico José Alves Cavalheiro, Srº Albertino Fachin Dias, para participar de uma roda de conversa durante a comemoração da semana Nacional dos Museus de12 a 16 de maio, onde estiveram presentes estudantes do 3º ano do ensino médio em tempo integral Técnico em Recursos Humanos da Escola Estadual Dr. Fernando Corrêa da Costa, juntamente com a Coordenadora Pedagógica Liziane Aparecida Dutra Salazar e Professora Margarida Alvarenga.

Na oportunidade o Professor Centenaro, falou sobre a importância histórica, econômica e cultural de erva-mate, destacando a surgimento da povoação de Amambai a partir do ciclo de exploração. Destacou que o decreto imperial nº 8799, de 9 de dezembro de 1882, foi o primeiro a autorizar a exploração da erva-mate no Mato Grosso do Sul, e que permita a exploração por 10 anos, entre o Rincão de Júlio e as cabeceiras do Rio Iguatemi.

Centenaro, explicou que a Rincão de Júlio é uma localidade próxima a Ponta Porã e as cabeceiras do Rio Iguatemi estão localizadas a distância de 25 km de Amambai. Já no início da exploração a área do município de Amambai, foi uma das primeiras a serem exploradas devido a abundâncias de ervais nativos.

Após a roda de conversa, o professor, propôs um desafio para os alunos, para plantarem dois pés de erva-mate na entrada do museu, mas que os mesmos deveriam ser responsáveis pelos cuidados dessas plantas até seu crescimento.

 Os alunos aceitaram com entusiasmo o desafio de cuidar dessas arvores até seu crescimento, mantendo a história viva, a cultura e os costumes desta região.

Fonte: Moisés Centenaro

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 20 de maio de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete