A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a solenidade de inícios dos atendimentos no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I, na manhã desta sexta-feira (16) , marcando um importante avanço na política pública de saúde mental do município. A nova unidade está localizada na Rua Cassiano Marcelo, atrás da Unidade de Saúde da Vila Doriane, e passa a integrar a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) local.
A solenidade contou com a presença do prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa; do deputado federal Dr. Geraldo Resende; do médico especialista em psiquiatria, Dr. Sérgio Santos; além de vereadores e representantes do Executivo Municipal.
Estiveram presentes os vereadores Cassiano Cardozo, Cida Farias, Eder Pinzan, Lígia Borges, Talyta Escobar, Rosa Linda e Paulo Sérgio. Também acompanharam o evento os secretários municipais: Tania Aparecida Ruivo da Luz (Educação/SEMED), Alessandro Godoi Barbosa (Saúde/SMS), Zanete Rodrigues Borges Correa (Assistência Social/SMAS), Fernando Fischer (Infraestrutura/SEINFRA), Dorival Soares da Silva (Gestão/SEGES) e Ronaldo José Mayr (Governo/SEMGOV). Representando o Desporto, Cultura e Turismo, esteve presente a diretora de cultura, Alessandra Tavares, em nome de Ramon Venceslau Batista Moreira, Roberto Junior Dias (Meio Ambiente/SEMAI), com responsabilidade também sobre a Cidade (SMCIDADE) e o Desenvolvimento Econômico (SEDES), completou o grupo de secretários.
Funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, o CAPS I oferece atendimento diário a pessoas em sofrimento psíquico e com transtornos mentais graves e persistentes. A equipe multiprofissional da unidade conta com médico psiquiatra, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, artesão, entre outros profissionais capacitados para oferecer acolhimento integral e humanizado.
Durante a cerimônia, o prefeito Sérgio Barbosa destacou que a entrega do CAPS I representa uma resposta concreta às necessidades da população e reafirmou o compromisso da gestão com investimentos que fazem a diferença no dia a dia das pessoas.
O deputado federal Dr. Geraldo Resende também enfatizou a importância do novo serviço para o fortalecimento da rede de saúde mental no Cone Sul do Estado. Segundo ele, o CAPS é um espaço de cuidado, não de exclusão, e representa um avanço fundamental que garante dignidade não apenas às pessoas em sofrimento mental, mas também às suas famílias.
Com a inauguração do CAPS I, Amambai dá um passo decisivo no fortalecimento de uma saúde pública de qualidade, próxima da comunidade e livre de estigmas. A iniciativa reafirma o compromisso da administração municipal com uma política de saúde humanizada e acessível a todos.


















Fonte e fotos: Secom /Prefeitura de Amambai