Em um gesto coletivo de amor, respeito e empatia, Amambai foi palco neste sábado (17) da 3ª Caminhada pela Conscientização do Autismo. Com concentração em frente à Exata Materiais de Construção e chegada na Praça Coronel Valêncio de Brum, o evento reuniu crianças, jovens e adultos em um ato simbólico de união e inclusão.
A ação foi organizada pela fonoaudióloga Gisele Landvoigt, em parceria com a vereadora Lígia Borges, e contou com o apoio da Prefeitura de Amambai, por meio das secretarias municipais de Educação (SEMED), Assistência Social (SMAS), Saúde (SMS) e Desporto e Cultura (SEDESC). O objetivo foi sensibilizar a comunidade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo o entendimento, a aceitação e o respeito às pessoas autistas.
Durante o percurso, cartazes, camisetas temáticaa e muitas palavras de apoio marcaram a paisagem. A Polícia Militar acompanhou a caminhada, garantindo a segurança dos participantes.
Na Praça Coronel Valêncio de Brum, o Grupo de Escoteiros Sesquicentenário de Amambai ofereceu atividades recreativas para crianças e adultos, além de apresentar o movimento escoteiro ao público presente. A presença do grupo foi mais um reforço do espírito de coletividade que envolveu toda a ação.
Estiveram presentes o prefeito Sérgio Barbosa, a primeira-dama Maria Helena Rozin Barbosa, as vereadoras Cida Farias, Talyta Escobar, Suzana Ulisses e Lígia Borges, além de secretários municipais, lideranças de associações e representantes de entidades profissionais das mais diversas áreas.
A caminhada foi mais do que um evento: foi um chamado para que toda a comunidade se torne agente de transformação social, reconhecendo e valorizando a diversidade.
Fonte: Secom /Prefeitura de Amambai