Fazer um mochilão é um sonho guardado por muitos viajantes e amantes de aventuras. A prática de viagem, como o nome diz, é baseada em colocar a mochila nas costas e o pé na estrada. Quem costuma fazer esse tipo de viagem planeja destinos que sejam de fácil acesso entre si e que sejam possíveis de percorrer com muitas bagagens. Seja montanha, litoral ou outros tipos de lugares, a escolha depende do gosto pessoal, e no Brasil, existem diversas opções de paraísos que podem ser incluídos nos roteiros de viajantes mochileiros. Fauna, flora, cultura e gastronomia: tudo isso conta.
Paraty
Localizado na divisa entre Rio de Janeiro e São Paulo, Paraty se tornou uma parada obrigatória para os mochileiros. Trata-se de um destino histórico, com litoral inesquecível e famoso pelas ruas de paralelepípedo. É muito visado por aventureiros e visto como um destino bastante acolhedor.
Ubatuba
Perto de Paraty, Ubatuba é um dos destinos mais famosos do litoral norte paulista. Com ilhas, praias e trilhas para todos os gostos, a cidade é repleta de mochileiros e viajantes que gostam de entrar em contato com a natureza, com um vasto litoral a ser explorado.
Florianópolis
No Sul do Brasil, Florianópolis é conhecida pelos viajantes como Ilha da Magia. Com praias, mas também com uma vida urbana interessante, é um lugar que não é tão aventureiro, mas carrega a mesma beleza, além de oferecer diversas atividades para quem se interessa.
São Tomé das Letras
Minas Gerais guarda muitos segredos e lugares incríveis, e São Tomé das Letras é um deles. A cidade fica no interior do estado e é alvo de muitas excursões de mochileiros, por trazer um lado místico e histórias que beiram o sobrenatural. Além disso, a hospitalidade e as cachoeiras também se tornam um atrativo para quem gosta de fazer esse tipo de viagem.
Salvador
É impossível falar de destinos pelo Brasil e deixar o Nordeste de fora. Salvador, capital da Bahia, é um dos lugares mais procurados por viajantes de todos os estilos. No primeiro trimestre de 2025, mais de 2,6 milhões de turistas visitaram o município, segundo dados da prefeitura. Eventos, destinos turísticos e gastronomia local justificam a procura.
Como organizar um mochilão?
Com algumas ideias de destinos na cabeça, o próximo passo é pensar em orçamentos e roteiros. Isso implica hospedagens, passeios, alimentação e gastos para emergências. É lógico que a mochila também entra, assim como o tamanho da bagagem e as prioridades.
Uma ótima dica para realizar viagens que seguem esse estilo é alugar um veículo, como um Volkswagen por assinatura, por exemplo,pensando em facilitar o deslocamento e tornar mais barato o trajeto percorrido.
Sem dúvidas, pensar em destinos e lugares como os exemplos citados torna a viagem ainda mais interessante e inesquecível.
Fonte: divulgação