19.4 C
Amambai
sábado, 10 de maio de 2025

PGPAF: governo atualiza lista de produtos com bônus em maio

O benefício passa a valer a partir deste dia 10 de maio, com vigência até 9 de junho

Ampliar a segurança econômica de quem planta e colhe é o principal objetivo das atualizações promovidas pelo Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), que divulgou a nova lista de produtos com direito ao bônus neste mês de maio. O documento foi publicado nesta sexta-feira (9) no Diário Oficial da União, com base nos preços de mercado pesquisados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Entre os produtos contemplados estão o arroz longo fino em casca, produzido em Mato Grosso; o mel da Bahia; o feijão caupi do Maranhão; e o feijão comum colhido no Paraná. Por outro lado, deixam de receber o benefício itens como banana (Alagoas), batata (Goiás), batata-doce (São Paulo), cebola (Rio Grande do Sul), feijão (Distrito Federal), feijão caupi (Amapá) e mel de abelha (Paraíba e Piauí), em razão da recuperação dos preços de mercado.

O PGPAF garante um bônus de desconto no financiamento junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Segundo o programa, “em períodos de baixa nos preços, os agricultores familiares podem utilizar o benefício como alívio direto nas parcelas do financiamento, contribuindo para a sustentabilidade das atividades no campo”.

Além do arroz e do feijão, a nova lista inclui produtos como açaí (Acre), banana (Ceará), batata (Rio Grande do Sul), cará/inhame (Paraná), castanha-de-caju (Bahia, Ceará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte), cebola (Paraná, Santa Catarina), erva-mate (Santa Catarina), feijão (Rio Grande do Sul, Santa Catarina), feijão caupi (Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins), juta/malva (Amazonas), manga (Bahia), maracujá (Bahia, Minas Gerais), mel de abelha (Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul), raiz de mandioca (Espírito Santo, Rio de Janeiro) e trigo (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul).

A portaria com os percentuais de bônus e os preços de garantia foi divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), responsável por repassar as informações aos agentes financeiros. O benefício passa a valer a partir de 10 de maio, com vigência até 9 de junho.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 09 de maio de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete