25.6 C
Amambai
sexta-feira, 9 de maio de 2025

Unigran destaca-se como excelência no ensino em Dourados

Clesio Damasceno

A Unigran mais uma vez conquistou o reconhecimento nacional por sua qualidade no ensino. Na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade 2023, divulgado oficialmente pelo Ministério da Educação (MEC) dia 11 de abril, seis cursos da Instituição conquistaram nota máxima (conceito 5), sendo reconhecidos como os melhores do estado de Mato Grosso do Sul em suas respectivas áreas.

O Jornal A Gazeta de Dourados entrevistou o reitor da UNIGRAN, Dr. Renato de Aguiar, que recebeu a reportagem no seu gabinete na última terça-feira (29). Dr Renato está como reitor da Unigran desde dezembro de 2024, sucedendo a Chanceler e Procuradora Institucional da Unigran, professora Rosa Maria D´Amato De Déa, que ficou como reitora por 26 anos. 

Na avaliação geral, a Unigran obteve conceito 4, sendo a maior nota dentre as instituições do Mato Grosso do Sul. O conceito 4, ressalta dr. Renato ao Gazeta, vem sendo obtido há mais de uma década. Mas nesta edição do Enade, a Unigran evoluiu ainda mais, obtendo avaliações 4 e 5 em diversos cursos, o que coloca a instituição de ensino no topo da educação de qualidade no Mato Grosso do Sul.

NOTAS DOS CURSOS

Seis cursos da Instituição conquistaram nota máxima (conceito 5), sendo reconhecidos como os melhores do estado de Mato Grosso do Sul em suas respectivas áreas. Os cursos com CPC 5 da UNIGRAN, de Biomedicina, Farmácia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Radiologia foram destaque absoluto entre centenas de graduações avaliadas em todo o país. Além da excelência regional, essas graduações figuram entre as melhores do Brasil em seus segmentos, posicionando a UNIGRAN como referência nacional no ensino superior privado.

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), avaliando os acadêmicos do último ano dos cursos, quanto aos conteúdos programáticos, as competências e as habilidades adquiridas durante a graduação.

A Chanceler e Procuradora Institucional da UNIGRAN, professora Rosa Maria D’Amato De Déa, comemorou os resultados com entusiasmo e orgulho. ”Receber esses resultados nos deixa muito felizes, mas, acima de tudo, reafirma a excelência e a qualidade da UNIGRAN, algo que já vem sendo comprovado há muitos anos — não apenas pelos conceitos obtidos junto ao MEC, mas principalmente pelo sucesso dos nossos egressos, que hoje se destacam em suas carreiras e ocupam posições de projeção no mercado de trabalho”, enfatizou em release produzido pela Unigran.

Além dos cursos com conceitos 5 (nota máxima), a Unigran obteve nota 4 em vários outros cursos: Fisioterapia, Engenharia Mecânica, Estética e Cosmética,  Agronomia,  Enfermagem, Arquitetura e Urbanismo, que figuram entre os melhores cursos do país. Dos 13 cursos presenciais avaliados no último ciclo do Enade, todos obtiveram notas 4 ou 5.

Dr. Renato diz que resultado é fruto de comprometimento e dedicação. “A excelência nos cursos da UNIGRAN é resultado de muito comprometimento e dedicação em prol de uma educação de qualidade”, disse dr. Renato ao Jornal A Gazeta. Dr Renato de Aguiar, há pouco mais de 4 meses como reitor, é advogado e leciona na Unigran há 27 anos no curso de Direito, sendo que por 12 anos foi Diretor da Faculdade de Direito da instituição.  

Durante a entrevista, Dr. Renato disse que a Unigran completará 50 anos em outubro do próximo ano e nesse período teve um papel crucial no desenvolvimento da cidade de Dourados. “Hoje temos muitos profissionais de excelência atuando na nossa cidade, egressos dos nossos cursos: engenheiros, advogados, arquitetos, agrônomos, dentre tantas outras profissões que contribuem com o progresso da nossa gente”, disse com entusiasmo.

A UNIGRAN PARA O MUNDO

A UNIGRAN conta com 24 cursos presenciais, 41 cursos no Ensino a Distância (EAD) e 22 cursos de Pós-graduação. Os alunados, assim chamados, são compostos por 6 mil nos cursos presenciais e outros 15 mil nos cursos EAD.

O corpo docente é formado por 250 professores, sendo mais de 80 destes, Mestres e Doutores. Durante a noite, mais de 50 ônibus lotam o pátio de estacionamento da Unigran, trazendo alunos de vários municípios, num raio de até 200 quilômetros.

A Unigran para o mundo. Conforme relatado pelo reitor Dr. Renato, o método de ensino da Unigran já ganhou o mundo. Em 2006 a Unigran iniciou o EAD, e em 2006, foi criado o primeiro Polo Internacional, em Lisboa, Portugal.

A UNIGRAN ultrapassa  200 polos de Ensino a Distância (EAD), estando em todos os estados brasileiros e em 12 países: Estados Unidos; Japão e em dez países da Europa (Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Itália, Portugal e Suíça).

UNIGRAN SE PREOCUPA COM A QUALIDADE DO ENSINO

O Jornal A Gazeta perguntou ao Reitor da Unigran sobre o que ele pensa sobre a educação no Brasil, de forma geral. O marco regulatório do Ensino a Distância é uma necessidade, segundo ele. “A educação como um todo tem que ter qualidade e as instituições em geral não podem ver o aluno como um produto. A qualidade do ensino vai refletir na sociedade”, avalia.

Para Dr. Renato, o aluno é uma matéria-prima que precisa ser lapidada. Ao longo dos anos, diz ele, “temos observado a queda no índice de aprendizado e de capacidade intelectual dos alunos que chegam à Unigran, egressos do ensino médio, ano a ano, e isso se deve, em muito, ao mal uso das tecnologias pelas escolas.

Dr. Renato vê como muito positiva a medida de proibir o uso de aparelho celular nas escolas. “A tecnologia deve ser utilizada na medida e nos métodos certos. Na Unigran, temos essa preocupação, em fazer com que o aluno utilize a tecnologia como ferramenta para impulsionar o aprendizado”, disse ele, salientando que muitas vezes o aluno prefere ver um vídeo do tik tok do que ler um bom livro, isso vai gerando dificuldade de leitura e interpretação de texto.

DOURADOS CIDADE UNIVERSITÁRIA

Ao longo dos quase 50 anos a UNIGRAN tem contribuído em muito para o desenvolvimento de Dourados, juntamente com as demais instituições de ensino público e privado do município. Hoje são mais de 25 mil alunos que estudam nas instituições do município, contribuindo com a economia, gerando riqueza e transformando a sociedade. “Basta ver o que era Dourados há 50 anos e o que a cidade é hoje, e isso se deve em muito à educação de qualidade que temos, e a Unigran teve papel fundamental nesse processo”, afirma o reitor.

Fonte: Grupo A Gazeta

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 09 de maio de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete