25.6 C
Amambai
sexta-feira, 9 de maio de 2025

Erva-mate produzida em Amambai ganha espaço em programa nacional da TV Globo nesta sexta (09)

Programa apresenta os benefícios e as curiosidades do chá — e traz à tona a história do sul-mato-grossense Wilson José de Assis, referência na produção artesanal de erva-mate

Redação

Você sabia que o chá está entre as bebidas mais consumidas do mundo? E que ele está ganhando novas formas, sabores, rituais e negócios aqui no Brasil? Essas e outras descobertas vão ao ar no Globo Repórter desta sexta-feira (09), em uma edição dedicada ao universo do chá.

E entre os destaques está uma história enraizada na fronteira do Mato Grosso do Sul: a da Tereré 18 Anos, de Amambai, que vem conquistando com sua produção artesanal e compromisso com a tradição da erva-mate.

O microempresário Wilson José de Assis plantou seus primeiros pés de erva em 1997 com um sonho: criar um beneficiamento próprio no modelo barbacoá, mesmo sem experiência. Após 18 anos de dedicação e aprendizado com os antigos reservateiros da região, ele realizou o projeto e fundou oficialmente a marca em 2016.

Atualmente, a Tereré 18 Anos é uma referência em qualidade e cuidado no beneficiamento artesanal. Com dois barbacoás sob barracão, estrutura higienizada e uma filosofia agroecológica — sem uso de venenos ou saborizantes —, a produção feita por Wilson em parceria com indígenas da Aldeia Amambai é motivo de orgulho e respeito.

A erva produzida por Wilson é o que ele chama de “flex”: pensada para o tereré, mas excelente também para chimarrão e até para chás infusionados. “Fica amarelinho, bonito, com sabor encorpado. É o gosto da erva mesmo”, explicou Wilson ao jornal A Gazeta.

Mesmo com alcance crescente — que inclui vendas para Ponta Porã, Dourados, Campo Grande, Curitiba, interior de São Paulo e até Bauru —, a produção segue focada: Amambai absorve praticamente tudo, por meio de 12 clientes fixos.

A simplicidade e a autenticidade do trabalho de Wilson chamaram atenção de instituições como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), universidades estaduais e federais, além de veículos de mídia. Uma emissora de TV, por exemplo, já veiculou reportagem que ultrapassou 1,2 milhão de visualizações nas redes sociais.

Além da participação no Globo Repórter, Wilson também figura em dois documentários em andamento: um sobre as árvores do MS, encomendado pelo governo estadual, e outro em Ponta Porã, que resgata a cultura da fronteira Brasil-Paraguai.

  • 📺 Globo Repórter“É a Hora do Chá!”
  • 🗓 Sexta-feira, 09 de maio, após Vale Tudo

Fonte: Grupo A Gazeta

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 09 de maio de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete