Vilson Nascimento
Durante sessão solene realizada na noite dessa terça-feira, 29 de abril, com o plenário da Câmara Municipal lotado, o presidente interino da Casa de Leis, vereador Claudenir Costa de Oliveira, o “Chacal”, deu posse ao prefeito de Paranhos, Hélio Acosta (PSDB) e ao vice-prefeito do município para o quadriênio, 2025/2028, Alfredo Soares.
Eles foram eleitos duramente eleição suplementar realizada pela Justiça Eleitoral no dia 6 de abril e obtiveram na ocasião quase 70% dos votos válidos, consolidando a maior votação, em termos percentuais, já obtida por um candidato a prefeito na história do município da fronteira com o Paraguai.

Além de um grande público, reunindo representantes de todos os segmentos da sociedade paranhense, tanto urbana, como rural e das comunidades indígenas, o ato de posse também contou com a presença de várias autoridades regionais e estaduais, uma demonstração do prestigio que o prefeito empossado, Hélio Acosta tem perante das instituições e a classe política Sul-mato-grossense.
O Governo do Estado foi representado na ocasião pelo vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o “Barbosinha”, que estava acompanhado pelo secretário de Estado da Casa Civil do Governo de MS, Eduardo Rocha e pelo assessor estadual, Dorival Betini.

A ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) foi representada pela 3ª vice-presidente da Assembleia, a deputada estadual Mara Caseiro, que na ocasião falou em nome os 24 deputados estaduais de Mato Grosso do Sul.

A sessão de posse também contou com a presença de prefeitos da região, entre eles Rogério Torquetti, de Tacuru, que estava acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal local, vereador Milani Grangeiro, o “Fabinho Milane” e pelos vereadores, Marcelo Carlos Gargantini Marques, o “Dr. Marcelo Veterinário” e Adailton de Oliveira, o “Adailton Mecânico”, além dos prefeitos (intendentes) das cidades paraguaias, de Ypejhú, Emigdio Morel e Itanará, Jorge Lopéz Armoa.
Também prestigiaram a posse do prefeito Hélio Acosta e do vice-prefeito Alfredo Soares, os coordenadores políticos regionais do Governo do Estado, Toninho Dantas e Eder Espíndola, além dos ex-prefeitos de Paranhos, Heliomar Klabunde e Dirceu Bettoni. O prefeito de Amambai, Sérgio Diozébio Barbosa foi representado pelo seu vice-prefeito, Jaime Vizzotto.

Dos nove vereadores que compõe a atual legislatura, em Paranhos, o presidente interino da Câmara, Claudenir Costa, o “Chacal”, Elizabeth Brites Benites, a “Professora Beth”, Milton Rogério da Silva, o “Milton Mecânico”, Cleber Valiente, Alex Nicola Ratier, o “Alex Enfermeiro”, Ubaldo Fernandes, o “Capitão Ubaldo”, Anderson Michel Fernandes e o vereador eleito, Robson Drews e João Maria de Quadros, o “Joãozinho”, sete estiveram presentes na sessão de posse.
O vereador Cleber Valiente justificou a ausência por estar em compromisso familiar e o vereador Alex Nicola Ratier, o “Alex Enfermeiro”, que é profissional de saúde, por estar de plantão.

Em seus discursos, tanto Hélio Acosta, que já vinha administrando o município como prefeito interino desde o dia 1 de janeiro deste ano, como Alfredo Soares agradecer a população de Paranhos que os conduziram aos cargos de prefeito e vice com uma votação histórica e reassumiram o compromisso de campanha de trabalhar unidos para buscar, cada vez mais, o desenvolvimento de Paranhos e promover ações para melhorar a qualidade de vida de sua população.

Hélio Acosta e Alfredo Soares
Nas eleições de 2024 Hélio Acosta havia sido eleito como vereador mais votado. Em 1 de janeiro, ao assumir seu quarto mandato consecutivo como vereador no município, ele foi eleito presidente da Câmara e com a vacância do cargo de prefeito, tendo em vista que por questões judiciais o então prefeito eleito em outubro de 2024 não pode assumir, e assumiu o cargo de prefeito interino e em nova eleição, realizada no último dia 6 de abril, foi eleito efetivamente prefeito do município.
O empresário Alfredo Soares assumiu, nessa terça-feira (29) seu terceiro mandato como vice-prefeito de Paranhos. Ele já havia exercido o cargo de vice-prefeito durante os dois primeiros mandatos do então prefeito, Dirceu Bettoni.



ABAIXO MAIS FOTOS DA SOLENIDADE DE POSSE



























































































































































