Vilson Nascimento
Durante convenções realizadas nessa quinta-feira, 6 de março, o Partido Progressista (PP) e o PT (Partido dos Trabalhadores) consolidaram aliança para disputar a eleição suplementar para prefeito e vice-prefeito, marcada para acontecer no dia 6 de abril, em Paranhos.
Nas convenções, que aconteceram de forma separada, ficou definido que o candidato a prefeito pela aliança política, que também conta com o partido Republicanos, será o profissional de saúde e vereador no município, Alex Nicola Ratier, o “Alex Enfermeiro”, do Partido Progressista, tendo como candidato a vice-prefeito o professor indígena e ex-vereador do município de Caarapó, Otoniel Ricardo, do Partido dos Trabalhadores e nas últimas eleições ficou como suplente ao cargo de vereador em Paranhos pelo PT.
A coligação para a disputa do pleito de 6 de abril, além do PP, do PT e do Republicanos, busca por novas siglas para aderir ao projeto político, segundo o agora candidato a prefeito já homologado em convenção, Alex Enfermeiro.
Após as convenções o candidato a prefeito, Alex Enfermeiro participou, na noite dessa quinta (6) de uma reunião com lideranças de seu partido, do Partido dos Trabalhadores e do Republicanos, para tratar sobre o processo eleitoral.
Entre os presentes na reunião estavam o professor e ex-vereador em Paranhos, Guto Pereira,José Fernandes da Silva, liderança do Partido dos Trabalhadores, em Paranhos e lideranças do Republicanos no município.
A reunião, que aconteceu na residência da presidente do Republicanos, em Paranhos, a professora Liliane Dembinski Gaona, também contou com a presença do suplente de vereador, Thiago José Galiardi Soares, o “Enfermeiro Thiago”, do Republicanos e do Anderson, do Republicano Jovem.

A eleição suplementar
De acordo com o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) a nova eleição em Paranhos ocorrerá em razão da decisão colegiada proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negando provimento ao recurso especial eleitoral para confirmar a decisão do juiz eleitoral da 1ª ZE (Zona Eleitora) com sede em Amambai, Dr. Diogo de Freitas, e do TRE-MS, que indeferiu o pedido de registro da candidatura do candidato Heliomar Klabunde (MDB), em razão da incidência de suposta inelegibilidade nas contas da gestão anterior.
Desde 1º de janeiro de 2025 o presidente da Câmara Municipal de Paranhos, vereador Hélio Ramão Acosta, assumiu o cargo de prefeito do município de forma interina e permanece no cargo até que a nova eleição seja realizada.