22.9 C
Amambai
quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

AGEMS promove evento para orientar municípios do Cone Sul e fronteira sobre poda sustentável e segurança da rede elétrica

Prefeituras de 12 municípios da região sul-fronteiras têm a oportunidade de discutir as responsabilidades e as ações necessárias para executar nas cidades o plantio e a poda sustentáveis de árvores para evitar impactos na rede elétrica. O cuidado na arborização urbana é essencial na prevenção de incidentes e para que não haja interrupção no fornecimento de energia.

AGEMS promove evento para orientar municípios do Cone Sul e fronteira sobre poda sustentável e segurança da rede elétrica

A Agência Estadual de Regulação (AGEMS), em parceria com a Energisa MS, promove no dia 1º de agosto, em Amambai, um encontro técnico para orientar e esclarecer dúvidas sobre o assunto.

Prefeitos e responsáveis pelas secretarias de serviços urbanos de Aral Moreira, Naviraí, Itaquiraí, Iguatemi, Tacuru, Coronel Sapucaia, Eldorado, Japorã, Sete Quedas, Paranhos e Mundo Novo foram convidados. O evento também pretende ter a participação de vereadores e de representantes locais do Ministério Público.

Como responsável pela fiscalização do setor elétrico, em conjunto com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a AGEMS tem buscado cada vez mais cumprir seu papel social e de apoio aos consumidores, em especial a questões relacionadas a sustentabilidade ambiental envolvendo os serviços públicos.

AGEMS promove evento para orientar municípios do Cone Sul e fronteira sobre poda sustentável e segurança da rede elétrica

“Temos acompanhado os acontecimentos climáticos e situações de crises decorrentes de incidentes que comprometam a integridade ou disponibilidade de serviços essenciais, como a energia, a água, o gás”, explica o diretor da Agência, Matias Gonsales. “Mais que nunca é preciso adotar ações preventivas para evitar e minimizar riscos de incidentes, com todos os envolvidos conhecendo sua responsabilidade”.

“É muito importante que os prefeitos, as Câmaras, o Ministério Público aceite o nosso convite para essa discussão, para tirar dúvidas sobre o que é responsabilidade do Município e o que é a obrigação da concessionária”, reforça o diretor-presidente, Carlos Alberto de Assis. “Existe toda uma legislação sobre o que deve ser feito para se ter uma rede elétrica segura nas cidades. E nós estamos aqui para apoiar as prefeituras, trazendo a garantia do fornecimento de energia com sustentabilidade ambiental e com segurança para a população”.

O encontro acontece no dia 1º de agosto, às 14h, no auditório da Câmara Municipal de Amambai.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 11 de dezembro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete