18.5 C
Amambai
segunda-feira, 15 de julho de 2024

Há salvação sem arrependimento? – Por Eloir Vieira

“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se” (2ªPe 3.9).

A vontade de Deus é que ninguém se perca, mas, que todos se arrependam para serem salvos! A salvação está disponível para todos os seres humanos, gratuitamente, porque Deus já liberou o perdão por meio do sacrifício do seu Filho Jesus Cristo! Entretanto, o homem tem a prerrogativa de escolher onde ele quer passar sua eternidade. O ser humano foi criado por Deus com vontade própria; ele escolhe e decide o que quer fazer!

A promessa de Deus está de pé, esperando o arrependimento de cada um!

Desde o início é assim; no jardim do Éden, Deus plantou a árvore do conhecimento do bem e do mal, e ordenou a Adão, que não comece do seu fruto para que não morresse; no entanto, não impediu o homem de transgredir ao seu mandamento! Eva e Adão, transgrediram o mandamento do Senhor, e comeram do fruto proibido; o que resultou na morte dos dois e de todos os seus descendentes (Gênesis, capítulos 2 e 3).

Por causa da desobediência do primeiro homem, entrou o pecado no mundo, e cada ser humano nasce condenado, necessitando do Salvador Jesus Cristo, Filho de Deus para ser salvo (Rm 3.23-26). No capítulo 4 de Gênesis, vemos Deus alertando o primeiro filho de Adão e Eva, que o pecado estava no seu coração, e que competia a ele, se arrepender da sua maldade e controlar sua ira contra seu irmão. Deus sabia que Caim estava planejando matar seu irmão Abel. Mas, Caim não deu ouvidos a Deus e matou seu irmão! As obras de Caim eram más! Ele precisava se arrepender, mas não quis!

Deus, em sua infinita misericórdia, amou o mundo de tal maneira, a ponto de dar seu Filho unigênito em sacrifício para salvar toda a humanidade; a salvação é um presente de Deus; é um indulto, um perdão ao homem por seus pecados cometidos! No entanto, como o homem tem sua prerrogativa de escolher o que quer, cabe a ele aceitar o presente de Deus ou não! É por isso que, o ser humano faz o que quer da sua vida; ele escolhe ser do bem ou do mal; amar o próximo, ou não; crer e se arrepender ou não!

Como o homem tem o direito de escolha, Jesus disse: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Mc 16.16). “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (Jo 3.18); “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece” (Jo 3.36). Quando cremos, reconhecemos nossos erros e renunciamos o pecado (Ef 4.28).

Conclusão: A salvação está disponível gratuitamente aos que creem, bastando para isso se arrependerem, mudando o seu estilo de vida, seu comportamento: “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam” (At 17.30). A escolha é nossa! Qual é a sua escolha?

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 15 de julho de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete